Início do conteúdo

Professor de Flauta do Centro de Artes tem composição lançada em evento internacional

Dentre as composições elaboradas pelo professor de Flauta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Raul Costa D´Ávila, uma delas foi para homenagear sua professora Odette Dias, hoje com 90 anos. Essa composição, chamada “Singelezas” estreou com a professora flautista Christine Erlander Beard (Universidade de Nebraska, em Omaha/EUA), que estava participando de um Simpósio de Flauta em Porto Rico, on-line, no dia 14 de junho. A apresentação da música foi o encerramento do evento. Assista aqui.

Ao apresentar a obra, Christine falou como conheceu D’Ávila em uma das visitas ao Brasil, quando houve um master class na UFPel, quando se tornaram amigos. “Essa peça é representativa dessa parte da minha vida e da vida de muitos, que temos que, por agora, nos manter isolados durante essa pandemia”, disse. Ela conta que o professor enviou uma mensagem por WhatsApp alguns dias atrás mandando essa pequena peça – Singelezas, seis miniaturas para flauta solo – composta no mês passado como uma homenagem à sua professora. “Cada miniatura representa uma pintura, uma paisagem ou um momento. As miniaturas representam afeição, gratidão, mas além disso esperança nesses tempos de pandemia. Penso que encerrar esse recital e esse simpósio com essa peça é um tributo à minha amizade com Raul, a todos os meus amigos aqui de quem estou separada, assim como relembrar a todos envolvidos nesse maravilhoso simpósio e que estão ouvindo que mesmo que estejamos separados passando por toda essa loucura no mundo, nós não estamos sozinhos. E ainda temos uns aos outros”. A flautista encerrou sua fala exortando para que as pessoas fiquem seguras, sejam compreensivas umas com as outras e apoiem umas às outras. “Vamos fazer tudo que pudermos para fazer nossa voz ser ouvida nessa luta para tornar o mundo um lugar melhor através do amor incondicional e aceitação, amizade e música”.

De acordo com D’Ávila, a pedagogia da professora Odette Ernest Dias foi tema de sua tese (PPGMUS/UFBA). Concebida na Gruta do Salitre, em Diamantina/MG, cada miniatura representa uma estrofe, como na poesia, ou mesmo uma pintura, uma paisagem, um momento. Na sequência elas simbolizam uma poesia sonora ou um painel com os seis quadros expostos sequencialmente. “As miniaturas representam carinho, agradecimento e, sobretudo, esperança nestes tempos de pandemia. O caráter do Moderato que pensei é alguma coisa ‘Suave … como o fluxo de uma poesia com suas naturais inflexões’”.

Sobre Christine Erlander Beard
Internacionalmente reconhecida como especialista em Piccolo, Christine foi artista convidada em Festivais Internacionais de Flauta na América do Norte, América do Sul e Europa, incluindo onze convenções da National Flute Association (USA), duas convenções da Sociedade Britânica para Flauta, o Festival Internacional da Costa Rica, a IV Festival Mundial da flauta na Argentina, e o 1º Festival Europeu Piccolo na Eslovênia. Aplaudida por seu programa interessante e diversificado de concertos, Christine se distingue pela música lírica composta para Piccolo e também por promover novas e originais obras para este instrumento, por compositores americanos. Fundadora e diretora artística do Piccolo Simpósio Internacional, ela é professora de Flauta Transversal na Universidade de Nebraska, em Omaha, onde atua desde 2002. Além da Flauta, também ensina Piccolo, Música de Câmara, além de ser coordenadora do Departamento de Sopros e Madeira. Colabora para a revista da National Flute Association (NFA) e O Flautista Quarterly. É mestre e doutora em Performance Musical pela Universidade do Texas / Austin.

Publicado em 19/06/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Flauta, Música.