Projeto GAMA divulga canal com aulas de reforço em Matemática

O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, disponibilizou um canal no YOUTUBE com videoaulas de reforço em matemática.

As atividades de reforço em cálculo são oferecidas, na modalidade presencial, pelo GAMA desde 2015. Em 2018, o GAMA disponibilizou as primeiras 31 videoaulas abordando as seis aulas do módulo de Matemática Básica.   Inicialmente, as aulas gravadas tinham o objetivo de possibilitar que os estudantes do GAMA pudessem assistir novamente a aula que havia sido realizada presencialmente.

A partir de 2019, o GAMA passou a utilizar as videoaulas de matemática básica também em abordagens de Sala de Aula Invertida, onde os estudantes foram incentivados a assistirem os vídeos antes da aula e comparecerem no encontro presencial para esclarecer dúvidas e resolver exercícios da lista.

O professor Cícero, coordenador do GAMA, ressalta diversas funcionalidades do vídeo. Entre elas, a possibilidade de assistir onde e quantas vezes quiser, pausar ou retroceder a explicação. Segundo o coordenador, estas possibilidades permitem que o estudante avance de acordo com o seu próprio ritmo.

Tendo como base a primeira experiência e a boa receptividade pelos estudantes, o projeto organizou, ao longo de 2019, mais quatro módulos que já estão sendo gravados e disponibilizados: 1) Funções; 2) Funções Trigonométricas, Exponenciais e Logarítmicas; 3) Limites e 4) Derivadas.  A professora Rejane Pergher, coordenadora adjunta do GAMA, ressalta que os vídeos produzidos pelo projeto passam a desempenhar um papel ainda mais relevante durante períodos que demandem isolamento social.

Por este motivo, acrescenta, foi criada uma força tarefa composta por vários professores do Departamento de Matemática e Estatística, atualmente colaboradores do GAMA, para acelerar a gravação, edição e disponibilização dos vídeos referentes aos quatro módulos previstos para o ano de 2020, dos quais alguns já estão disponíveis.

Além dos coordenadores do GAMA, a elaboração dos vídeos conta com a participação dos professores Carlos Antônio Pereira Campani, Camila Pinto da Costa, Joseane da Silva Porto, Maurício Braga de Paula e dos acadêmicos Henrique David Campelo e Pierre Teixeira da Silva, ambos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPel.  As videoaulas do GAMA podem ser acessadas em:  https://www.youtube.com/channel/UCB3NUeew6Ji_k39-_GDA3iQ/playlists .

Publicado em 21/05/2020, na categoria Informes Acadêmicos.
Marcado com as tags Ensino, Estudantes, Gama, Matemática, reforço de estudos.