Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular divulga receitas simples para período de isolamento

O Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular da Universidade Federal de Pelotas (PET GAPE/UFPel) está disponibilizando nas redes sociais, semanalmente, receitas práticas e de baixo custo para o período de isolamento social. A cada terça-feira, o grupo publica em sua página do Facebook uma ilustração e um pequeno tutorial de como fazer o prato.

O PET GAPE é multidisciplinar e busca combinar as diferentes habilidades e conhecimentos dos integrantes para obter resultados assertivos. Estudantes da área de Design e Nutrição, por exemplo, estão a serviço da iniciativa. “Assim, todo o trabalho é elaborado de forma conjunto. A ação implica em educação popular e se relaciona com experiência pessoais, memórias familiares, memórias afetivas”, conta Raphael Gonçalves, aluno de Design Gráfico e um dos responsáveis pela identidade visual e ilustrações. De acordo com ele, levando em consideração que há no grupo integrantes de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, entre outros, os pratos apresentados podem abordar aspectos culturais locais e nacionais.

“A contribuição desta ação se dá em pensar na cozinha como uma atividade de terapia, e não de obrigação”, destacou. Cuidar do corpo, tirar um tempo para si mesmo e dar a devida atenção à alimentação em um momento onde existe estresse, inseguranças, medo, é essencial. “É interessante encontrar neste momento de isolamento social atividades prazerosas, ‘distrações’ que agregam, para que a saúde mental esteja equilibrada com a saúde física”, observou.

O conteúdo inclui também a hashtag #PraCegoVer, que tem como objetivo dar a real necessidade de visibilidade a pessoas cegas ou com baixa visão, descrevendo o conteúdo gráfico em palavras.

Veja como fazer a primeira receita indicada pelo grupo:

Batata Recheada (serve duas pessoas)

Ingredientes:
– 2 batatas grandes;
– 2 fatias de apresuntado;
– 2 fatias de muçarela;
– 1 colher e ½ de maionese;
– Tempero a gosto; Sugestão: orégano, pimenta do reino e sal.

Forma de preparo:
– Cortar horizontalmente as batatas, com a casca, e cozinhá-las, porém deixando-as mais durinhas;
– Com uma colher, retirar o miolo da batata;
– Em um recipiente, coloque o apresuntado e a muçarela picada e misture com a maionese e acrescente os temperos;
– Com uma colher, colocar o recheio na batata;
– Coloque ao forno ou micro-ondas por alguns minutos e pronto

Observações:
Os recheios podem variar. Experimente substituir ou acrescentar linguiça, bacon, brócolis ou cenoura, por exemplo. Trocar a maionese por requeijão deixa a receita mais cremosa.

Conheça mais sobre o grupo PET GAPE aqui.

Publicado em 02/04/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus, Design, Design Gráfico, Nutrição, PET, PET GAPE.