Enfermagem promove Semana de Acolhimento com foco no cuidado

grupo de mãos dadas em círculo no pátio do AngloDefinido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Ano da Enfermagem, o 2020 da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) começa com uma atividade que busca dialogar com as diferentes formas de cuidar. A Faculdade realiza, de 11 a 13 de março, nos turnos da manhã e da tarde, a “Semana de Acolhimento da Graduação 2020/1 – Tecendo Trilhas do Cuidado de Si, do Outro e do Coletivo”.

Na ocasião, serão recebidos todos os estudantes da graduação da Faculdade de Enfermagem. A organização também convida a comunidade em geral para participar das atividades de Práticas Integrativas e Complementares e outras práticas de cuidado e lazer.

A intenção do encontro é de propiciar que os participantes possam cuidar de si de forma a se fortalecer e resistir aos retrocessos que atingem o SUS, a Universidade e os direitos dos trabalhadores e das pessoas.

A comissão organizadora focou as atividades no fortalecimento de vínculos entre graduação e pós-graduação, entre técnicos, professores e estudantes, integrando todos em um ambiente acolhedor, com vistas ao cuidado e, sobretudo, a manter acesa a chama da resistência e da luta, que são características natas da profissão.

Além das informações e orientações sobre o Curso e o ano letivo, serão ofertadas diversas atividades, como Tenda do Afeto, Dança Circular, Reiki, Barra de Access, Trilha Sensitiva, Oficina de “Lian Gong”, Acupuntura, Auriculoterapia, Oficina de Meditação, Oficina de Pomada, Yoga, Conversa sobre Plantas e Elaboração de Xarope, Barraca da Saúde, Grupo de Ouvidores de Vozes, Atividades com Estudantes Indígenas e Quilombolas, Roda de Conversa com Coletivo Hildete e Roda de Conversa com Diretório Acadêmico, finalizando com música e um piquenique coletivo.

Veja a programação no arquivo: Semana de Acolhimento Enfermagem