Primeira turma de Agronomia da UFPel comemora Jubileu de Ouro

Turma de 1969 posa para foto com reitorA Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel soma 136 anos de atividades. Porém, foi em 1969 que passou a fazer parte da recém-criada Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Naquele ano, colava grau a turma de engenheiros agrônomos que celebrou seu Jubileu de Ouro nesta sexta-feira (6). Na solenidade, 29 formandos se reencontraram, confraternizaram e receberam homenagens pela data. Junto a eles, duas formandas do curso de Ciências Domésticas, que também se graduaram naquele ano.

Trata-se de uma turma com características únicas. A começar pelo fato de que o grupo pertenceu a três diferentes instituições de ensino: ingressaram na Universidade Rural do Sul – que se transformou em Universidade Rural do Rio Grande do Sul, durante o período de estudos – e se formaram na UFPel.

O orador da solenidade, Arthur Mariante, destacou que, na época, o vestibular foi feito em três diferentes lugares: Pelotas, Florianópolis e Passo Fundo. Durante o discurso, lembrou do convívio intenso de oito horas diárias de aula, a responsabilidade de pesquisar e datilografar apostilas das disciplinas, a boate e a rifa de um Fusca criados para arrecadar fundos para uma viagem de formatura que não chegou a sair do papel. “A vida nos levou para caminhos diferentes, e é difícil acreditar que 50 anos tenham se passado”, disse.

Solenidade de homenagemProfessor homenageado da turma, Eduardo Osório lembrou que, à época, a posição do Brasil nas estatísticas das culturas apresentadas em aula era sempre baixa na maior parte delas. Agora, o país figura no topo. “A natureza é a mesma. O que mudou foi o trabalho dos técnicos nesse período, que fez uma mudança extraordinária. Vocês são responsáveis por isso. Vocês têm que estufar o peito e dizer ‘eu cumpri minha missão, e bem feita’”, assinalou.

A cerimônia de homenagem contou ainda com a presença da professora Leonor Almeida de Sousa Soares, filha do diretor da Faem em 1969, José Álvares de Sousa Soares Sobrinho, e paraninfa da primeira de Ciências Domésticas da UFPel.

O diretor da Faculdade de Agronomia, Dirceu Agostinetto, aproveitou a ocasião para parabenizar os “formandos” e traçar um panorama da atual Faem, que já formou mais de 10 mil profissionais, entre graduação e pós-graduação.

Ao fazer o resgate da história da UFPel, o reitor Pedro Curi Hallal destacou o respeito por essa trajetória e sua valorização. “Milhares de famílias foram mudadas, construídas em torno de carreiras que se iniciaram aqui. Meu sincero obrigado a todos os que engrandeceram Formando recebe o Trevo de Ouroo nome da UFPel e fizeram com que fosse conhecida mundo afora”, disse.

Momentos simbólicos
Após a homenagem, o grupo inaugurou o quadro de formatura, que não chegou a ser confeccionado na época. Agora, a turma de 1969 está eternizada em um dos corredores da Faem. “É uma satisfação muito grande para a nossa turma estar aqui”, declarou o orador do momento, Nelson Dionello.

Na sequência, os profissionais visitaram uma das árvores plantadas na época da formatura. A imponente timbaúva está em frente ao prédio da Faem. “É uma alegria estar vendo cada um desses rostos de quem hoje chamamos de irmãos. Foi um período extraordinário de aprendizado e relações que o tempo não apaga”, destacou o orador Fernando Diaz. De acordo com ele, quando o grupo plantou a “mudinha”, o paraninfo, Glauco Olinger, disse uma frase que os marcou: “que o crescimento profissional seja semelhante ao dessa árvore”. Aos 97 anos, Olinger não pôde comparecer à cerimônia, mas mandou uma mensagem ao grupo. “Estou honrado e rogo a merecida felicidade a todos”, dizia o texto.

Formandos perfiladosMorador de Goiânia, Jairo Antoniazzi, 73 anos, foi um dos que veio de mais longe para celebrar o Jubileu de Ouro. Para ele, que já tinha vindo a Pelotas na comemoração dos 25 anos, estar de volta à Faculdade, rever os amigos e relembrar os velhos tempos é emocionante. “Estamos realizados. O coração bate mais forte. Em termos profissionais, para mim, a Faem representa tudo”, disse.

O vídeo da cerimônia está disponível no Canal da UFPel no YouTube.