Orquestra da UFPel faz concerto nesta quinta (5), no Centro de Artes

Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, às 19h30min, no auditório 2 do Centro de Artes da UFPel, haverá Concerto com a Orquestra UFPel e participação especial do professor João Alexandre Straub Gomes  (violão) e de alunos do ensino coletivo de cordas da Universidade. Serão executadas obras de Mozart, Pachelbel, Beethoven, Lully, Vagner Cunha e estreia mundial de peça de Belardes Rerrago. A coordenação é do professor Tiago Ribas, com entrada franca.

O projeto de ensino coletivo de cordas UFPel iniciou suas atividades no ano passado, sob coordenação do professor Tiago Ribas, com o propósito de oportunizar à comunidade o aprendizado gratuito nos instrumentos de cordas friccionadas com arco  (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), desde a iniciação. Não se faz necessário nenhum conhecimento musical prévio, o aluno apenas deve ter o instrumento. Os estudantes aprendem desde a base, tanto o instrumento quanto a compreensão e leitura musical. “As aulas são coletivas, o que favorece a integração e o espírito de grupo no crescimento coletivo baseado na cooperação e ajuda mútua em vez de competição”, diz o docente.

Neste concerto, alunos que começaram há menos de três meses no instrumento farão sua primeira apresentação junto à Orquestra UFPel, experiência esta que é um dos objetivos do projeto.

A orquestral UFPel existe desde 2011 e tem intensa atividade de formação de público na comunidade e em cidades próximas a Pelotas.

Publicado em 02/12/2019, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.
Marcado com as tags Arte, Centro de Artes, Cultura, Extensão, Música, Orquestra UFPel.