Início do conteúdo

Prazo para entrega dos PDUs encerra dia 15; participação impacta no desenvolvimento das Unidades

Encerra na próxima terça-feira (15) o prazo para entrega dos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs). Metade das 30 Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFPel ainda precisa disponibilizar o documento. Os PDUs serão utilizados em políticas internas de gestão da UFPel e também vão compor o checklist de documentos oferecidos às comissões do Ministério da Educação (MEC) para avaliação de cursos. Trata-se, portanto, de um instrumento determinante para a qualificação das Unidades.

Este é o quarto e último bloco de entrega dos PDUs, que vêm sendo recebidos desde abril pela Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Inserção Territorial (CDIT). Quanto mais cedo o documento é entregue, maior é o tempo de execução disponível. Independentemente da data da entrega, todos encerram no final de 2020.

Os PDUs, explica o coordenador da CDIT, Pedro Luís Sanches, vão nortear as políticas para infraestrutura, gestão de pessoas, gestão institucional, assistência estudantil e gestão acadêmica. “Todas as políticas vão levar em consideração as prioridades estabelecidas pelos PDUs”, destaca. Ou seja, aquelas Unidades que apresentarem seus PDUs terão precedência em suas demandas.

Da mesma forma, os PDUs servirão de base para a criação dos próximos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI). Assim, as Unidades que não tiverem PDU não influenciam tão diretamente o PDI.

Checklist
Os PDUs passam, a partir de agora, a fazer parte do rol de documentos apresentados às comissões de avaliação de cursos do MEC, assim como o PDI e o PPI. Para a procuradora educacional institucional, Paula Moitinho Rippel, o documento mostra a pró-atividade da Unidade. “Ter um PDU mostra aos avaliadores que os cursos conhecem suas fragilidades, têm um plano para corrigi-las e também para melhorar o que é considerado bom”, observa.

Adesão positiva
Apesar de o volume de PDUs ainda pendentes ser grande, a adesão até o momento já foi positiva em relação a outras universidades do país que se propuseram a adotar o instrumento. “Em outras instituições de ensino, inclusive com menos unidades, a entrega de PDUs não chega a 50%”, compara Sanches.

De acordo com ele, a Unidade (Acadêmica ou Administrativa) é a grande responsável pelo PDU. “O sucesso do processo como um todo até agora se deve, em grande parte, ao empenho de pessoas das três categorias que perceberam a importância de planejar e valorizaram esse modelo de planejamento descentralizado”, destaca.

Compilação de dados facilita a tomada de decisão
Os dados apresentados até o momento foram compilados e estão hoje reunidos em planilhas relativas a cada tema do PDI. O documento permite aos gestores um rápido acesso às prioridades levantadas nos PDUs.

CDIT está disponível para auxiliar
As Unidades que estão finalizando seus PDUs podem entrar em contato com a CDIT para orientações. A Coordenação pode ser contatada pelo telefone (53) 3284-3957 e pelo e-mail cdit@ufpel.edu.br.