Aula Magna com Alcy Cheuiche marca os 50 anos da Veterinária

Profissão já registrada no código de Hamurabi
somente Deus é quem sabe
onde começou a tua estrada
na caverna enfumaçada
onde o humano ancestral
curou o primeiro animal
nasceu a Veterinária.

Foi com estes versos que o escritor Alcy Cheuiche, iniciou a aula Magna em comemoração aos 50 anos da Faculdade de Veterinária da UFPel. No decorrer da apresentação, com muito bom humor e apresentando poemas e versos para ilustrar a sua fala, Cheuiche foi contando a história da origem da profissão, cujo regulamento aparece no Código de Hamurabi, uma compilação de 282 leis da antiga Babilônia (atual Iraque), composto por volta de 1772 a.C.

Partindo dos primeiros registros encontrados na história sobre a profissão, Cheuiche foi aproximando a história até a criação da Faculdade em Pelotas, relatando o desejo de Dom Pedro II de criar uma escola de Veterinária, expressa em uma carta para Princesa Isabel em 16 de janeiro de 1876. Cheuiche também contou a história do Rio Grande do Sul e como Pelotas seria escolhida para sediar a Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Prática, em 1883, que deu origem ao Lyceu Rio-Grandense de Agronomia e Veterinária, de onde a Faculdade de Veterinária tem as suas origens.

Cheuiche

Cheuiche é formado em Veterinária pela UFRGS e ministrou a primeira aula técnica da Faculdade de Veterinária para os ingressantes da primeira turma da UFPel e é escritor de romances, crônicas, peças e poesias, já recebeu diversos prêmios, como o prêmio literário Ilha de Laytano com o romance histórico A Guerra dos Farrapos e foi vencedor, por duas vezes, do Prêmio Açorianos. Além disso, por sua contribuição à Medicina Veterinária, recebeu a Comenda do Mérito Veterinário (1987).

Cerimônia

A aula foi aberta pelo diretor da unidade, Gilberto D´Ávila Vargas e pelo vice-diretor, Cristiano Silva da Rosa. Gilberto saudou em seu discurso os ex-diretores, muitos deles presentes na atividade, e lembrou de todas as ações de comemoração do cinquentenário da Faculdade de Veterinária, destacando os 500 kg de alimentos que foram arrecadados para a comunidade do Ceval. O diretor ainda destacou o início do curso, que surgiu com apenas três servidores docentes e nenhum recurso financeiro. “Hoje com uma estrutura consolidada, sinto que estamos cumprindo a nossa missão. Apesar das incertezas com os cortes de orçamento, com a ajuda de todos, vamos seguir promovendo o ensino público, gratuito e de qualidade como sempre fizemos”, destacou.

O vice-reitor da universidade também esteve presente e elogiou o trabalho que vem sendo realizado na unidade. “A UFPel hoje é a 11ª melhor universidade do País e a segunda melhor universidade com até 20 mil estudantes, isto é fruto de um trabalho contínuo que foi acontecendo ao longo da nossa história. Esta unidade é sem dúvida cumpridora do seu papel social”, afirmou.

Descerramento de placa

Ao final da aula inaugural ocorreu o descerramento da placa dos 50 anos da Faculdade de Veterinária pelo primeiro diretor da Unidade, professor Ory Antunes da Silveira.

História da Faculdade de Veterinária

A Faculdade Veterinária, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi fundada em 1883, como Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Prática. Em 1890 recebeu a denominação de Lyceu Rio-Grandense de Agronomia e Veterinária e finalmente em 1909 o Lyceu passou a chamar-se Escola de Agronomia e Veterinária e no de 1926 foi acrescentado o nome de “Eliseu Maciel”, permanecendo a seguir como Escola de Agronomia e Veterinária Eliseu Maciel. A partir desta, constitui-se a Universidade Rural do Sul que em 1967 passou a chamar-se Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul. O Decreto 750 de 08/08/1969 extingue então a Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul transformando-a em Universidade Federal de Pelotas.

A Faculdade de Veterinária constituiu-se então, numa Unidade Acadêmica da UFPel, através de uma evolução institucional que passa pelo Decreto Lei 49.529 de 13/12/1960. Entretanto, as suas atividades administrativas tiveram início em janeiro de 1969 (60 alunos classificados e três professores contratados), enquanto as atividades acadêmicas foram iniciadas no dia 25 de abril de 1969. A Faculdade de Veterinária está sediada no campus Capão do Leão da UFPel.

Publicado em 30/09/2019, na categoria Notícias.