Início do conteúdo

Projeto Ecosus faz primeiro Encontro Formativo

Nos dias 29 e 30 de agosto, no Auditório da Faculdade de Medicina, ocorreu o 1º Encontro Formativo do Projeto Ecosus, Enfrentamento e Controle da Obesidade, coordenado pela Faculdade de Nutrição da UFPel. O trabalho atingirá 110 cidades do Rio Grande do Sul e avaliará o conhecimento sobre alimentação saudável, o estado nutricional e as presenças de sobrepeso e obesidade em profissionais da rede de atenção básica em saúde e em parcela da população atendida nesta rede.

Dos 22 municípios pertencentes à 3ª  Coordenadoria Regional de Saúde, 11 estiveram presentes neste primeiro encontro, Arroio do Padre, Capão do Leão, Cerrito, Cristal, Morro Redondo, Pedras Altas, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Turuçu, além de Aceguá e Lavras do Sul que pertencem a 7ª CRS. Após o Encontro, o município de São José do Norte já confirmou participação no Projeto a partir do próximo Encontro que ocorrerá no dia 3 de outubro.

Participaram mais de 50 pessoas entre equipe, convidados, técnicos e gestores municipais e estaduais. Foram 18 nutricionistas; seis enfermeiras, duas técnicas de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, duas agentes administrativas, um terapeuta ocupacional, duas educadoras físicas, uma fonoaudióloga, um assistente social, uma farmacêutica e uma agente comunitária de saúde. Também presente a professora visitante estrangeira Ines Schadock, que está atuando no laboratório da FAMED/FURG.

Foram realizadas diversas dinâmicas entre os participantes, que de maneira geral avaliaram o Encontro como muito positivo.  No próximo encontro, em 3 de outubro, serão retomados os Planos de Ações dos municípios, construídos pelos técnicos, e apresentadas as atividades de dispersão que foram definidas como tarefas a serem realizadas no intervalo dos encontros.

Publicado em 16/09/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Ecosus, Faculdade de Nutrição, Nutrição.