UFPel lança selos comemorativos dos 50 Anos

Obliteração do seloQuatro imagens mostrando cenas históricas da vida acadêmica ilustram os selos postais comemorativos dos 50 Anos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O lançamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (12), no Gabinete do Reitor, e, a partir de agora, serão usados na correspondência da Universidade.

Os selos são exclusivos e foi produzida uma tiragem limitada de quatro séries, totalizando 4.848 unidades. De acordo com o coordenador de Arte e Inclusão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Fernando Igansi, a Comissão dos 50 Anos da UFPel escolheu imagens que representassem as cenas didática, tecnológica, artística e cultural. Dessa forma, estão retratadas a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, a antiga Escola de Belas Artes, a Faculdade de Odontologia e uma cerimônia de colação de grau.

Na cerimônia de obliteração – que, com o carimbo, dá início simbólico à utilização dos selos -, o reitor Pedro Curi Hallal falou sobre a parceria com os Correios, que vem historicamente desde antes da criação da UFPel, com as suas unidades fundadoras. “É simbólico ter essas imagens como forma de eternizar o cinquentenário da nossa instituição”, pontuou.

selo obliteradoO assistente comercial dos Correios, egresso e aluno da UFPel, Antonio Martinelli, destacou que, com os selos, a Universidade marca seus 50 Anos para além-fronteiras. “Transcende os limites geográficos e eterniza o momento”, comentou.

A cerimônia contou com a participação do vice-reitor Luís Amaral, dos pró-reitores de Gestão da Informação e Comunicação, Júlio Mattos, de Planejamento e Desenvolvimento, Otávio Peres, de Administração, Ricardo Peter, da gestora da Agência dos Correios de Pelotas, Sandra Garcez, do gerente regional dos Correios de Pelotas, Patrick Alves, e do coordenador de Atendimento dos Correios, José Luís Sanches, além de servidores da UFPel.

Colecionadores interessados nos selos postais exclusivos da UFPel podem fazer contato com o Núcleo de Documentação e Arquivo (NuDoc), pelo telefone (53) 3284-9040, que informará o procedimento.

mesa com autoridades

detalhe do selo