Fórum promove diálogo e integração entre escolas e espaços de formação de professores
Nesta quarta-feira (26), 240 participantes estiveram reunidos no 2º Fórum de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi uma das entidades promotoras do encontro, cuja proposta é tornar ainda mais forte a aproximação entre educandários e espaços de formação de professores.
Participaram do encontro 80 escolas da rede estadual, 50 escolas da rede municipal de Pelotas, 17 educandários da rede municipal do Capão do Leão e representantes da UFPel, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e do Conselho Municipal de Educação de Pelotas.
O Fórum busca socializar, divulgar e qualificar experiências, práticas e demandas dos docentes da rede de educação básica e de professores e estudantes da graduação do ensino superior.
Na abertura do encontro, a pró-reitora de Ensino da UFPel, Maria de Fátima Cóssio, disse que a formação de professores é uma das funções mais importantes de uma universidade, sobretudo pública. De acordo com ela, a contribuição da formação de professores para o desenvolvimento social é extremamente relevante. A gestora apontou, ainda, que as escolas têm demandas que precisam ser discutidas com o espaço formativo. “Na interlocução nos tornamos mais fortes. É importante fortalecer o espaço educacional como espaço de transformação e construção coletiva. Vida longa ao Fórum. Que sejamos partícipes da construção coletiva e do diálogo permanente. Que possamos consolidar a educação de qualidade na região para todos e todas”, conclamou.
O evento ocorreu durante manhã e tarde, no Auditório Dom Antônio Zattera da UCPel.
Protagonismo
O evento foi promovido conjuntamente entre UFPel, UCPel, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED Pelotas), Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD Capão do Leão) e Conselho Municipal de Educação.