Museu do Doce promove o 1º Encontro dos Museus Coloniais da Serra dos Tapes

O Museu do Doce do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (ICH-UFPel), dentro da programação da Semana dos Museus 2019 da UFPel, promove nesta quinta-feira (16), o 1º Encontro dos Museus Coloniais da Serra dos Tapes. Atualmente, existem instituições patrimoniais voltadas para a preservação e divulgação da memória das tradições coloniais/rurais da Serra dos Tapes – região geográfica e cultural que em vários momentos confunde-se com a história da Pelotas e antiga Pelotas (o que engloba cidades como Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo, São Lourenço do Sul, Turuçu, dentre outras).

O evento é paralelo à atual exposição em cartaz no Museu, intitulada “A Tradição dos Doces Coloniais em Pelotas”. O encontro pretende ampliar a aproximação por parte dos visitantes em relação a essa exposição. Porém, irá também colaborar para que o público conheça o patrimônio relacionado à existência daquilo que pode ser já reconhecido como uma rede de museus, coleções e espaços de memória, voltados à temática da colonização na Serra dos Tapes e suas características étnicas e rurais.

O evento propõe-se a colaborar com a valorização do patrimônio preservado por essas instituições, assim como potencializar o surgimento de novos projetos que estejam voltados à memória das tradições coloniais e rurais da Pelotas e antiga Pelotas.

Além da participação de Museus Coloniais já consolidados na região, o evento propõe-se a aglutinar em suas atividades outras instituições menos conhecidas, ou mesmo em processo de formação, como forma de potencializar essa rede de museus coloniais. Dessa maneira, profissionais e/ou instituições que tenham atuação cultural tematicamente relacionada com a proposta do evento poderão entrar em contato com a comissão organizadora.

As atividades ocorrem no Museu do Doce da UFPel (Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório). Das 14h30min às 15h, representantes dos museus reúnem-se para debaterem pautas de interesse comum às instituições. Das 16h às 18h haverá comunicações abertas ao público no auditório do Museu.

Publicado em 16/05/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Museu do Doce, Museus, rede de Museus, Semana dos Museus.