Dia das Mulheres na Matemática

imagem de fotos de mulheres que trabalham no DME da UFPelO dia 12 de maio é uma data de celebração da participação das Mulheres na Matemática. Essa data foi escolhida pelo dia do nascimento de Maryam Mirzakhani, única mulher a ganhar a Medalha Fields, a maior honraria da Matemática.

No Brasil, menos de 45% dos ingressantes em cursos de graduação em matemática são mulheres. Conforme os degraus da carreira científica vão ficando mais altos, o percentual vai diminuindo e se reduz a 15% quando a análise leva em conta os bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No Departamento de Matemática e Estatística da UFPel são 35 professores, 7 da área de Estatística, sendo 3 mulheres, o que representa 42,85%, e 28 na área de Matemática, sendo 11 mulheres, o que representa 39,28%. Com relação aos alunos, no curso de Licenciatura em Matemática diurno são 115 matriculados, sendo 63 mulheres, o que representa 54,78%. No curso de Licenciatura em Matemática noturno são 163 alunos matriculados, sendo 84 mulheres, o que representa 51,53%.

Para incentivar o aumento da participação das mulheres na Matemática, o Comitê para Mulheres em Matemática da União Matemática Internacional, em parceria com a Simons Foundation, produziu o documentário https://www.youtube.com/watch?v=uNJ7riiPHOY&feature=youtu.be. A primeira parte conta a trajetória de três matemáticas, a brasileira Carolina Araújo e as matemáticas Neela Nataraj, da Índia, e Aminatou Pecha, de Camarões. Já a segunda etapa, filmada durante o Encontro Mundial para Mulheres em Matemática (WM)², deu voz a outras seis matemáticas presentes no evento. Quem desejar se informar mais sobre a participação das mulheres na Matemática é sugerida a leitura do livro “A História de Hipátia e de muitas outras Matemáticas”, disponibilizada para dowload pela SBM em https://www.sbm.org.br/wp-content/uploads/2019/05/ultimo.minicurso_historia_hipatia_muitas_outras_matematicas.pdf.

Publicado em 14/05/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags DME, IFM, Matemática, Mulheres.