Coplan faz primeira reunião. Orçamento Participativo na pauta

Reitor a vice-reitor falam na primeira reunião do CoplanConselheiros do Coplan discutem pautas do primeiro encontro. O Comitê Articulador do Conselho de Planejamento (Coplan) da UFPel fez sua primeira reunião na tarde desta quinta-feira (25), na Secretaria dos Conselhos Superiores, no Anglo. O momento histórico teve a presença, além dos conselheiros e dos seus suplentes, do reitor Pedro Curi Hallal, do vice-reitor Luís Amaral e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Otávio Peres.

O Comitê foi eleito em pleito realizado na semana passada e que teve ampla participação da comunidade. Na agenda do primeiro encontro, a dinâmica de funcionamento do órgão e uma primeira pauta enviada pela Gestão Central da Universidade, um Orçamento Participativo para 2020.

Em sua fala no começo da reunião, o reitor sublinhou a importância do momento, lembrando que o Coplan foi um dos pontos mais importantes durante a campanha eleitoral para a Reitoria. Ressaltou a necessidade de a Instituição ter um conselho para discutir seu futuro e que a ideia do Coplan surgiu do meio estudantil.

Hallal frisou também o fato de o Conselho ter uma composição mais equilibrada entre as categorias. Disse que é um órgão de assessoramento, para ter suas conclusões, pareceres e recomendações submetidos à Gestão ou aos Conselhos Superiores.

O reitor festejou a grande participação da comunidade na eleição da semana passada. “O Coplan começa a trabalhar com o amparo da grande votação da base”, observou Hallal. Ele afirmou que o Conselho não é da Gestão, ressaltando a autonomia do órgão.

Manifestaram-se também o vice-reitor e o pró-reitor de Planejamento, sobre o trabalho que estava iniciando. Após rodada de apresentações, os conselheiros conversaram sobre o funcionamento do órgão e sobre a proposta de Orçamento Participativo enviada pela Reitoria, que prevê a destinação de até R$ 1,2 milhões, recursos a serem alocados e executados no exercício de 2020.

Sobre o Coplan
O Coplan é uma instância consultiva e propositiva que tem por objetivo refletir e planejar o futuro da UFPel. Sua função é emitir pareceres, avaliar, orientar e encaminhar aos conselhos deliberativos da Universidade projetos e ações de planejamento e desenvolvimento, conforme a necessidade. Além do grupo eleito, comporão o Coplan, ainda, um organizador e um membro externo à UFPel. O funcionamento do Conselho prevê a possibilidade de serem constituídos grupos de trabalho que debaterão temas específicos e emitirão pareceres.

Os encaminhamentos ao Coplan podem envolver investimentos em obras e estrutura física, alocação de recursos orçamentários, questões que envolvam duas ou mais unidades, gestão sobre espaço físico, apreciações sobre PDI e PDUs, planos de ação administrativos de interesse da comunidade e outras questões de planejamento, desenvolvimento e administração da UFPel.

Composição

Categoria Discente

Titular: Assucena Saldanha Maia Silvano (ICH)

Suplente: Gustavo Fonseca da Cunha (ICH)