Divulgados resultados da eleição do Comitê do Coplan

Junta eleitoral reunida em torno de uma mesa, analisando o resultado da votação, que ocorreu de forma eletrônica.A comunidade acadêmica escolheu seus representantes para o Comitê Articulador do Conselho de Planejamento da Universidade Federal de Pelotas (Coplan/UFPel). A eleição foi eletrônica e ocorreu entre os dias 15 e 18 de abril, com a participação de 1.765 votantes. Veja o resultado aqui.

Foram definidos dois representantes dos professores, dois representantes de alunos, dois de técnico-administrativos e um representante para cada zona (Capão do Leão, Centro-Sul e Balsa-Porto). A posse será na quinta-feira (25), após o período de recursos, que encerra nesta segunda (22).

Uma das curiosidades do processo é que, na representação da categoria docente, as duas chapas concorrentes empataram. Como estão previstas duas vagas, ambas farão parte do Coplan.

Conforme a comissão eleitoral, essa foi a eleição de representantes em Conselho Superior com maior adesão de toda a história da UFPel. A votação ocorreu de forma inédita via sistema Helios Voting, conferindo facilidade no acesso à votação, agilidade e segurança ao processo. O sistema garantiu o voto individual e sigiloso. Cerca de 43 mil cédulas foram enviadas por e-mail para servidores e estudantes.

O processo foi considerado tranquilo, apenas com percalços pontuais relacionados à implantação do sistema, adotado pela primeira vez na UFPel mas presente há anos em processos eleitorais realizados em outras instituições brasileiras e estrangeiras. Apesar dos cuidados técnicos, alguns eleitores relataram não ter recebido as cédulas de votação em seus e-mails principais – o que ocorreu em função de cadastro no e-mail principal do Cobalto e aqueles que envolvem o provedor Hotmail.com, cujos sistemas de proteção impediram o recebimento de algumas mensagens com cédulas de votação. Nesse caso, foram reenviados e-mails para buscar garantir a participação de todos.

Sobre o Coplan
O Coplan é uma instância consultiva e propositiva que tem por objetivo refletir e planejar o futuro da UFPel. Sua função é emitir pareceres, avaliar, orientar e encaminhar aos conselhos deliberativos da Universidade projetos e ações de planejamento e desenvolvimento, conforme a necessidade. Além do grupo eleito, comporão o Coplan, ainda, um organizador e um membro externo à UFPel.