Início do conteúdo

Ciclo “A Filosofia e o Cinema” chega a sua edição final

“[O Cinema] é uma arte que reflete a civilização de nosso tempo”, escreveu o filósofo Jean-Paul Sartre. Buscando fazer jus a esta reflexão, o projeto de extensão “A Filosofia e o Cinema” chega ao seu término com uma retrospectiva que tem como foco a própria arte cinematográfica. A demanda partiu do próprio público participante das sessões que, ao final de 2018, propôs que fossem revistas e rediscutidas obras de grande expressão assistidas e debatidas nos anos anteriores.

Essa edição de resgate teve sua pré-estreia na última semana, com a exibição de “Apocalipse Now”, do diretor Francis Ford Coppola. No entanto, a partir desta quinta-feira (4), ele retorna para a mesma sede que o acolheu nos últimos quatro anos, a Sala 54 da Faculdade de Odontologia da UFPel, onde será exibido e debatido o filme “Danton e o processo da revolução”, de Andrei Wadja.

Criado em 2010 pelo Departamento de Filosofia da UFPel, como forma de estimular a reflexão filosófica por meio do diálogo em torno de obras de grande expressão da filmografia mundial, os Ciclos de Cinema abordaram ao longo dos últimos anos temas como a política, a religião, a psicologia, o existencialismo, a música, a ficção-científica, a pintura, a educação e o cinema brasileiro.

Os Ciclos também buscaram fazer parte da longa tradição da arte cinematográfica na cidade de Pelotas, iniciada em 1896 com a exibição das primeiras imagens em movimento na Bibliotheca Pública Pelotense e com a inauguração da primeira sala de cinema – o Salão Éden, em 1909. Em Pelotas, também trilharam suas trajetórias vários cineastas, entre eles Francisco Santos, autor de “Os óculos do vovô”.

“A Filosofia e o Cinema – Uma retrospectiva” conta com o apoio da direção da Faculdade de Odontologia da UFPel. As sessões ocorrem todas às quintas-feiras, 19h, na sala 54 da Faculdade, localizada na  rua Gonçalves Chaves, 457. A entrada é franca.

A programação completa pode ser vista na imagem a seguir:

Publicado em 04/04/2019, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.
Marcado com as tags Ciclo de Cinema, Extensão, Filosofia.