Reitoria visita Unidades Acadêmicas para debater PDU

Os Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDU) estão em processo de elaboração nas Unidades Acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Depois de uma fase de diagnóstico, começa agora o período em que professores, técnicos e estudantes começam a colocar no papel o que de fato querem para suas Unidades nos próximos dois anos. Para auxiliar no processo, trocar ideias e ouvir a comunidade universitária, a reitoria começa uma série de visitas a esses locais. A primeira ocorreu nesta quarta-feira (5), no Instituto de Física e Matemática (IFM).

Na ocasião, o diretor Willian Barros fez um breve relato do histórico e da estruturação do IFM, que atualmente tem em seu quadro 72 docentes, 12 técnicos e cerca de 3,5 mil matrículas. Além de seus cursos de graduação e pós-graduação, o IFM também tem a característica de ministrar disciplinas que são base para outros cursos.

Professores, alunos e técnicos também estiveram no encontro e falaram sobre diferentes aspectos e necessidades do IFM em áreas como recursos humanos, estrutura física e equipamentos, concepção didático-pedagógica, permanência e sensação de pertencimento ao IFM. O grupo, em conjunto com a reitoria, também discutiu elementos relacionados à organização do planejamento e sua conexão com instrumentos norteadores institucionais e os que virão das outras Unidades.

Durante a visita, o reitor Pedro Curi Hallal lançou uma série de perguntas para embasar a reflexão da Unidade, ligadas a questões como visão de futuro, Unidades parceiras, dimensionamento, igualdade de avaliação e se há sentimento de felicidade em fazer parte da instituição. “A visita da reitoria às Unidades tem dois focos: conhecer um pouco o que a Unidade está fazendo no PDU e ter uma aproximação ainda maior da gestão com a comunidade universitária”, pontuou o reitor.

Cultura de Planejamento
Sem planejamento, uma instituição está sujeita ao improviso. O PDU, destaca o responsável pela Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Inserção Territorial (CDIT), Pedro Luís Sanches, é fundamental para criar uma cultura de planejamento na UFPel. E isso surge em um trabalho de base, feito pelas pessoas envolvidas no cotidiano da Unidade. De acordo com ele, os processos participativos fomentados no PDU são fundamentais para o sentimento de pertencimento à instituição. “As pessoas podem participar e se enxergar nesse planejamento. E, a partir daí, fazem parte da efetividade dele. O PDU é da Unidade, não apenas da comissão diretamente envolvida”, destacou.

Saiba mais sobre o PDU aqui. Veja o vídeo aqui.

Participe
Para participar do planejamento de sua Unidade, os professores, técnicos e alunos são convidados a participarem dos debates e das próximas visitas da reitoria.

Veja, abaixo, a agenda*:

IFISP 19/11 16h
IFM 05/09 10h

*Sujeita a ajustes

Publicado em 06/09/2018, nas categorias Destaque, Notícias.