UFPel cresce no ranking das melhores Universidades da América Latina

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está classificada em 47º lugar na lista do The Times Higher Education, um dos mais importantes rankings do mundo na classificação das Universidades. São 129 instituições de ensino superior da América Latina incluídas na pesquisa. Com a posição, a UFPel figura como a terceira do Rio Grande do Sul, atrás da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 10º, e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 33º.

Ao longo dos últimos anos tem havido um crescimento das IES no ranking – em 2016 a UFPel não aparecia na lista e em 2017 estava na classificação entre a posição 51-60.

O ranking considera vários itens, como atividades de ensino (Teaching – com peso de 36%), pesquisa (Research – 34%), alcance internacional (Internacional Outlook – 20%), citações (Citations – 7,5%) e impacto na indústria (Industry Income – 2,5%). Veja o desempenho da UFPel na imagem ao lado.

O melhor indicador da UFPel é na área de citações (82,3), onde supera as duas líderes do ranking, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade de São Paulo (USP), demonstrando a relevância da pesquisa produzida na Instituição e seu impacto no contexto internacional.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel, Flávio Demarco, a perspectiva é positiva para o crescimento da Instituição nos próximos anos, apesar do quadro de redução de recursos para Educação, Ciência e Tecnologia no país. De acordo com ele, em relação ao ensino tem havido crescimento tanto dos cursos de graduação quanto de pós-graduação. Na pesquisa, tem aumentado o número de publicações e seu fator de impacto, além de haver melhora na infraestrutura de pesquisa da IES. Atualmente, a UFPel tem 11,3% de professores com bolsa de produtividade, o maior índice da história da Instituição, e os Programas de Pós-Graduação têm sido melhor avaliados – a média de nota subiu de 3,7 para 4,15. Além disso, em relação ao impacto industrial a UFPel tem aumentado o número de patentes depositadas, além de ter feito a sua primeira transferência de tecnologia para o setor produtivo.

Em relação ao alcance internacional, o coordenador de Relações Internacionais da UFPel, Maximiliano Cenci, destaca que a Universidade está implementando seu plano estratégico de internacionalização para aumentar a captação de alunos estrangeiros, atrair pesquisadores visitantes de outros países, além de ampliar a visibilidade internacional da UFPel.

“O desempenho da UFPel é decorrente da dedicação do seu quadro docente, técnico-administrativo e discente. Toda a comunidade acadêmica está de parabéns”, elogiou Demarco.

Publicado em 23/07/2018, nas categorias Destaque, Notícias.