UFPel conquista mais Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aumentou o número de bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram 32 pesquisadores contemplados – 15 novos bolsistas, 15 com concessões renovadas e dois que subiram de nível.

Com o resultado, a UFPel passou de 76 para 83 PQ Nível 2 e 15 para 16 PQ1. Os demais níveis não sofreram alteração. Assim, chega-se a um total de 120 bolsistas PQ e mais 11 de Desenvolvimento Tecnológico (DT), chegando a 131 bolsistas de produtividade do CNPq.

Conforme a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a UFPel atinge 9,64% de docentes com esse destaque. “É um número ainda distante das grandes universidades, mas demonstra um significativo incremento na qualidade de pesquisa, pós-graduação e inovação da UFPel”, salienta o pró-reitor Flávio Demarco. De acordo com ele, a concorrência pelas bolsas é acirrada, e o resultado da UFPel evidencia a qualidade do trabalho desenvolvido pelos docentes da Instituição.

Além disso, como o volume de bolsistas de Produtividade do CNPq é um dos fatores levados em consideração na avaliação dos Programas de Pós-Graduação, espera-se um impacto positivo nos próximos pareceres. “É auspicioso para grupos de Pesquisa e Pós-Graduação, principalmente em um momento de diminuição de recursos e possível restrição orçamentária vivida pelas Instituições de Ensino Superior. É uma consolidação desses pesquisadores”, pontuou.

O resultado da Chamada 11/2016 para as bolsas DT ainda não foi divulgado pelo CNPq – o que poderá aumentar ainda mais o número de bolsistas na UFPel.

Veja quem foram os pesquisadores da UFPel contemplados na da Chamada 12/2016 do CNPq – Produtividade em Pesquisa:

Anderson Schwingel Ribeiro – CCQFA – PPG Química
Marcos Antonio Baccarin – IB – PPG Fisiologia Vegetal
Marcos Britto Correa – Faculdade de Odontologia – PPG Odontologia
Mariângela Freitas da Silveira – Faculdade de Medicina – PPG Epidemiologia
Neftalí Lenin Villarreal Carreño – CDTec – PPG Ciência e Engenharia de Materiais
Odir Antonio Dellagostin – CDTec – PPG Biotecnologia
Raquel Guimarães Jacob – CCQFA – PPG Química
Renata Hax Sander Reiser – CDTec – PPG Computação
Robson Andreazza – CENG – PPG Ciências Ambientais
Rodrigo Ferreira Krüger – IB – PPG Entomologia
Tiago Zanatta Aumonde – FAEM – PPG Sementes
Wladimir Padilha da Silva – FAEM – PPG Ciência e Tecnologia de Alimentos

Publicado em 06/02/2017, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.