Compromisso social da Universidade e desafios da gestão são tema de seminário

dsc_1619Nesta quinta-feira (13), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deu início ao Seminário “O Compromisso Social da Universidade e os Desafios da Gestão Acadêmica”. O encontro, que está sendo realizado no auditório do Centro de Pesquisas em Saúde Dr. Amílcar Gigante, prossegue até esta sexta (14).

dsc_1592A pauta está centrada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no papel estratégico dos cursos para o cumprimento de compromissos sociais da Universidade. A proposta do Seminário é dialogar sobre a realidade dos cursos e sua relação com a qualificação do fazer da Universidade, além da captação de recursos.

Na abertura, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, destacou a perspectiva do tema da qualificação acadêmica para a resposta ao compromisso social da Universidade – a formação de profissionais, a produção de conhecimento e a ação extensionista voltadas para uma sociedade mais justa e igualitária. Esse conjunto, observou, deve ser catalisado pelos cursos. “As responsabilidades são imensas e o coordenador tem limitações institucionais. Era necessário criar uma política para que o trabalho deles fosse facilitado. Atuamos nessa perspectiva para garantir a equidade nas condições de ensino”, disse, mencionando ainda a importância do PDI – segundo ele, um instrumento que não é de uma gestão, mas da Universidade -, da captação de recursos – sem os quais não é possível fazer a qualidade -, e a necessidade observar os processos de forma a caminhar ainda mais.

A representante da Comissão da Matriz Orçamentária, a diretora da Faculdade de Odontologia, Adriana Etges, mencionou o desafio que caracteriza o trabalho do grupo. “Temos discutido e trazido sugestões, e acredito que tenhamos chegado num processo de amadurecimento e aprendizado das possibilidades que temos de melhoria para as Unidades”, disse. A diretora pontuou, ainda, que um próximo passo poderá ser a criação de Planos de Desenvolvimento de Unidades (PDU), que orientem as ações no âmbito de cada Unidade Acadêmica e Administrativa da UFPel.

Engajamento coletivo
Na ocasião, o reitor Mauro Del Pino destacou a importância do momento – um espaço para discutir aspectos essenciais para se imprimir a qualidade que todos desejam à UFPel. “Que possamos sair daqui mais próximos do planejamento que imaginamos para a Universidade, do que os documentos representam e da necessidade de estarmos, enquanto parte da comunidade, engajados nisso”, afirmou.

Coube ao reitor a primeira fala do encontro, que dizia respeito justamente ao tema principal. Ao fazer um passeio analítico pelas características da sociedade atual – global, sem fronteiras, de rápidas mudanças e informação disponível -, o dirigente pontuou que esses elementos balizam, de alguma forma, como deve ser o compromisso da Universidade. “A gestão da Universidade hoje é marcada por uma série de desafios, em termos educacionais, profissionais e políticos. A informação está em toda parte, o conhecimento não é estático. A Universidade deve ultrapassar a mera informação e formar cidadãos comprometidos com seu tempo”, disse. A formação crítica, que propicie a convivência com o mundo, extrapolando a sala de aula, também foi um ponto mencionado pelo reitor.

Na ocasião, Del Pino citou o incremento de bolsas na UFPel e a realização da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) como elementos que favorecem esse cenário. Democracia, participação e critérios de transparência também foram elencados. Segundo ele, a construção coletiva na Universidade remete ao seu compromisso social. “Nosso compromisso frente a uma realidade de dominação histórica, de pressão social, escravidão e patriarcalismo aristocrático é oferecer uma ciência de contestação, de pensamento crítico e revolucionária. É buscar a justiça social, formar cidadãos que pensem na liberdade e na importância de um povo crítico. Todos podemos ajudar nisso”, disse.

Conhecer para agir
Na sequência, os professores Juliano do Carmo e Fábio Schramm, da PROPLAN, apresentaram dados de avaliações externas e internas e taxas de conclusão, evasão e retenção da UFPel frente à outras Instituições Federais de Ensino (IFES), dos cursos da UFPel frente a outras IFES e dados dos cursos, informações que estão à disposição dos coordenadores.

À tarde, o evento contou com a presença da pró-reitora adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do ABC (UFABC) e coordenadora da Comissão de Modelos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (FORPLAD), Alda Maria Sanchez. Ela falou sobre os cursos como determinantes na Matriz Orçamentária Nacional. Depois, a programação contou com uma mesa-redonda sobre as boas práticas na abordagem da evasão e da retenção na UFPel, que apresentou os casos do Projeto GAMA e da Assistência Estudantil.

O Seminário é promovido pelas pró-reitorias de Graduação (PGR), de Assuntos Estudantis (PRAE) e de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN), além da Comissão Especial da Matriz Orçamentária.

Publicado em 14/10/2016, nas categorias Destaque, Notícias.