Encontro de capacitação discute a inclusão na Universidade

DSC_8499DSC_8551Para tentar esclarecer o que é realmente a inclusão, especialmente dentro da Universidade, a Coordenação de Capacitação de Pessoal (CDP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) realizou na manhã desta quarta-feira (17) um encontro de servidores com quem já tem uma experiência considerável no tema.

Mediados pela professora Tatiana Lebedeff, a professora Siglia Pimentel Hoher Camargo, da Faculdade de Educação, e o professor Alexandre Carriconde Marques, da Escola Superior de Educação Física, contaram vivências e passaram conceitos e definições sobre o que é verdadeiramente inclusão para deficientes.

A mesa redonda se chamou Realidades e perspectivas: a pessoa com deficiência e o processo inclusivo na universidade e propôs um diálogo com os servidores, visando o desenvolvimento de novos olhares, que gerem novas receptividades e acolhidas que possibilitem a interação com o outro e sua socialização. O evento fez parte do Ciclo Anual de Palestras 2016 da CDP, Programa Capacita.

Em suas falas, Siglia e Alexandre ressaltaram o papel de cada um no processo de inclusão e nos relacionamentos. Sublinharam o princípio da inclusão, que é o de que os sistemas, as instituições devem se adaptar às necessidades dos deficientes. “Não basta apenas aceitá-los e colocá-los no meio, é preciso oferecer todas as condições para que possam se desenvolver com êxito”, preconizaram.

Palavras-chave como preconceito, oportunidade, qualificação e inclusão foram bastante citadas pelos palestrantes, que relataram seus projetos e experiências com os deficientes, seus familiares e com os estudantes da Universidade que atuam nas atividades.

Após as falas, Siglia e Alexandre conversaram com o público e responderam a questões sobre o tema.

Publicado em 17/08/2016, nas categorias Destaque, Notícias.