Roda de Conversa trata da Tuberculose

tuberculose_umNo dia 1º de abril, o Grupo de Estudos de Avaliação em Tuberculose (GEATB) da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoveu uma roda de conversa sobre a Tuberculose. O evento contou com a presença de docentes, acadêmicos e pós-graduandos, da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, gerentes Distritais de Saúde, da coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT), funcionários e ex-funcionários do PMCT e pessoas que trabalham em prol da erradicação da doença. Na ocasião, foi possível vislumbrar novas oportunidades de trabalho.

O GEATB foi criado pela professora Roxana Isabel Cardozo Gonzales no ano de 2009, e desde então vem realizando pesquisas na temática da Tuberculose com importantes contribuições dos alunos da graduação e pós-graduação, sempre buscando parcerias com os serviços de saúde, secretarias dos municípios da região e instituições de ensino, como Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (USP-RP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

Recentemente foi finalizada a pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Doenças Negligenciadas – intitulada “Atenção Primaria à Saúde na Detecção de casos de Tuberculose em municípios prioritários do Sul do Brasil: Desafios e investimentos em estratégias de informação”. A coordenação foi da professora Roxana, com parcerias com os municípios de Pelotas, Sapucaia, Canoas e Santa Cruz.

Publicado em 07/04/2016, na categoria Notícias.