Reitor recebe Asufpel e Adufpel

Na manhã desta quinta-feira (6), o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, recebeu representantes do movimento grevista dos servidores técnico-administrativos e também dos docentes da Universidade.

DSC_0065Na primeira reunião, integrantes do Sindicado dos Técnico-Administrativos (Asufpel) entregaram um documento à reitoria, no qual reforçam sua posição. No encontro, os grevistas ponderaram os prejuízos de sua ausência nos desdobramentos do calendário acadêmico neste segundo semestre.

Em um segundo momento, representantes da Associação dos Docentes (Adufpel) também entregaram ao reitor um documento. Nesse caso, o ofício reitera o apoio dos docentes ao movimento grevista dos servidores técnico administrativos esolicita esclarecimentos sobre a situação que os professores deverão enfrentar neste semestre em função da greve dos técnico-administrativos.

Em ambos os encontros, o reitor falou sobre a legitimidade do movimento grevista, informando sobre os procedimentos em relação a diversos aspectos, em especial a matrícula. Segundo ele, há um entendimento de diálogo com as diferentes posições e categorias. O reitor explicou que foram realizadas consultas a coordenadores de cursos de diretores de Unidades Acadêmicas, em cujos encontros as fragilidades operacionais foram expostas e o clamor foi pelo não adiamento do semestre. A avaliação resultou em forte discussão no Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), que levou em consideração as ponderações trazidas pelos representantes de áreas em consulta a seus pares. Ao mesmo tempo, o assunto vem sendo acompanhado e avaliado permanentemente pelo órgão.

O reitor também destacou que nenhum servidor foi ou será convocado para realizar matrículas e que quaisquer casos de assédio moral que porventura ocorram sejam devidamente denunciados para que sejam tomadas as medidas administrativas cabíveis.

Na ocasião do encontro com os técnico-administrativos, o reitor entregou ao comando de greve documento solicitando autorização para nomeação de servidores docentes (efetivos e substitutos) e técnico-administrativos aprovados em concurso público – pauta histórica do movimento sindical docente e técnico-administrativo. O ofício solicita, também, contratação de estagiários para a atividade de cerimonial de formaturas e eventos da UFPel, a fim de garantir a realização das colações de grau, e a autorização para a licitação do Bloco Três do Hospital Escola, cujos recursos foram obtidos nessa semana e que representam uma conquista para a saúde pública da região.

DSC_0103Quanto às solicitações dos docentes, o reitor pontuou que o documento será devidamente respondido, levando-se em consideração que a greve dos técnicosdificulta determinados levantamentos de informações.

Participaram também, das reuniões, os pró-reitores de Graduação, Álvaro Hypólito, de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, e de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, além do assessor da Reitoria, Paulo Koschier.

Publicado em 10/08/2015, na categoria Notícias.