UFPel promove curso de Simulação de Eficiência Energética

eficiencia_energeticaO Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (LINSE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, em setembro, o 2º Curso de Simulação de Eficiência Energética de Edificações com Base no RTQ-C – Edifícios Condicionados Artificialmente. A atividade será realizada em Porto Alegre e é promovida em parceria com o Laboratório de Conforto Ambiental (LABCON) da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A portaria n° 372 de 17 de setembro de 2010 regulamentou o RTQ-C (Requisitos técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos) e, consequentemente, a etiquetagem do nível de eficiência energética de edifícios.

O LINSE é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, como Organismo de Inspeção Acreditado em Eficiência Energética de Edificações – OIA/EEE 003, para emitir a Etiqueta PBE Edifica para Projetos, pelos métodos prescritivo e de simulação, conforme o RTQ-C.

O curso possui uma etapa presencial de 16 horas (divididas em quatro encontros). Estão contemplados os seguintes temas: introdução ao panorama de eficiência energética; introdução ao RTQ-C e introdução à Simulação Computacional de EEE; Construção do Modelo; configuração do Modelo; configuração dos Modelos de Referência; e análise dos Resultados do Consumo da Edificação Real e dos Modelos de Referência.

A equipe de ministrantes conta com os seguintes profissionais: Antonio César Silveira Baptista da Silva,  Eduardo Grala da Cunha, Liader Oliveira, Juliana Pouey, Stífany Knop, Jaqueline Peglow e Mariane Brandalise.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 26 de agosto pelo site linse.ufpel.edu.br. A etapa presencial será realizada nos dias 3 e 4 de setembro, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS (rua Sarmento Leite, 320), em Porto Alegre.

O curso dispõe de 20 vagas. O investimento é de R$ 1 mil. Estudantes, mediante comprovação, recebem 30% de desconto.

Todos os participantes do curso receberão certificados de participação no curso de extensão da UFPel.

Publicado em 05/08/2015, na categoria Notícias.