Doação das sobras de alimentos do RU é discutida em reunião na UFPel

555A destinação das sobras de alimentos dos restaurantes universitários da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi objeto de reunião na manhã desta terça-feira (30). Representantes da Universidade, da Prefeitura, da Câmara Municipal e do Diretório Central de Estudantes (DCE) estiveram reunidos para estabelecer maneiras de destinar a comida que não é consumida.

A intenção do grupo é trabalhar na perspectiva da constituição de um banco de alimentos ou do fortalecimento de algum já existente. A proposta é que a sobra limpa – que fica na panela – possa ser encaminhada, com os devidos cuidados de higiene e armazenamento, para o consumo humano. O resto ingesta – que sobra nos pratos – e o conteúdo que fica no Buffet seriam encaminhados para o consumo animal, também com a atenção necessária à saúde dos bichos.

Na ocasião, o grupo fez considerações a respeito de aspectos logísticos e de legislação envolvidos na iniciativa. Um novo encontro foi marcado para o dia 15 de julho, quando a Prefeitura deverá reafirmar o interesse em receber os alimentos, indicar quais locais poderiam receber e outros elementos ligados à viabilidade. A Faculdade de Nutrição da UFPel irá pesquisar itens relacionados às boas práticas e vigilância sanitária. Ao mesmo tempo, o RU contabilizará a quantidade de sobra limpa. Atualmente, entre resto ingesta e sobra de buffet, são cem quilos de desperdício diário nos dois restaurantes universitários, nestas categorias. Um representante da área de Medicina Veterinária será convidado para a próxima reunião, a fim de trazer informações técnicas sobre a destinação de comida aos animais.

O reitor Mauro Del Pino salientou o intuito em criar um projeto que sirva não apenas aos modelos da UFPel, mas possa ser seguido por outras instituições.

Estiveram na reunião, além do reitor, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, a assessora Lorena Gill, a gerente do RU, Moema Zambiazi, a diretora da Faculdade de Nutrição, Silvana Orlandi, o vereador Ivan Duarte, representando a Câmara de Vereadores, o representante da Secretaria Municipal de Justiça Social e Segurança, André Fehrenbach, e o coordenador-geral do DCE, André Mariano.