COCEPE recebe representantes do movimento grevista para discutir as matrículas do Sisu

O Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (COCEPE/UFPel) recebeu, na manhã desta quinta-feira (18), representantes do movimento grevista dos servidores técnico-administrativos. Eles pediam a suspensão das matrículas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), marcadas para esta sexta-feira (19).

Por entender que o calendário do Sisu é uma determinação  nacional do Ministério da Educação (MEC), o COCEPE colocou aos grevistas que não está em sua alçada alterar ou suspender a data das matrículas. Pela proximidade da data marcada, não houve tempo hábil para que o Conselho analisasse precedentes ou a posição de outras Instituições de Ensino Superior no país. Soma-se a isso o fato de que selecionados de todo o Brasil já devem estar com passagens compradas e todo o deslocamento programado para entregar suas documentações a partir de amanhã.

O COCEPE ressaltou o respeito e a solidariedade ao movimento grevista. Segundo os grevistas, o Sisu é um importante ponto de pressão para negociação com o governo federal.

Semestre

Na ocasião, foi determinado que uma comissão será montada para avaliar o cenário e coletar informações que permitam subsidiar decisões sobre a viabilidade ou não do semestre letivo.

O grupo será composto pelo representante dos estudantes no COCEPE, Alexandre Magaldi, o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypolito, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, a coordenadora da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), Emileni Tessmer, e dois representantes do comitê de greve. A comissão deverá marcar reunião tão logo sejam indicados os nomes do movimento. A análise feita pela comissão será ponto de pauta na próxima reunião do COCEPE, marcada para quinta-feira, dia 25.

Matrículas

A Administração em acordo firmado com o Comando de Greve acertou que o recebimento dos documentos dos aprovados no Sisu transcorrerá normalmente. Segundo o Comando, os servidores irão comparecer ao prédio da AABB para recepcionar os estudantes e apresentar a sua pauta de reivindicações.

Publicado em 18/06/2015, na categoria Notícias.