UFPel participa de Simpósio Internacional de Plantas Frutíferas

Flávio Herter_2A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) esteve representada no 10º Simpósio Internacional de Modelagem em Plantas Frutíferas, realizado de 2 a 5 de junho em Montpellier, na França. O professor Flávio Herter esteve na atividade, que reuniu pesquisadores do mundo todo. Na ocasião, três trabalhos produzidos pela UFPel compuseram o rol de pesquisas apresentadas – um através de exposição oral e dois pôsteres.

Os resultados provenientes da tese desenvolvida pelo aluno Gustavo Malagi em co-tutela entre UFPel e Centre
International d’Etudes Supérieures en Sciences Agronomiques (Montpellier – SupAgro), foram expostos em apresentação oral. Com orientação do francês Jean Michel Legave, o trabalho versava sobre modelos de floração para prever o efeito do aquecimento global em macieiras cultivadas em condições climáticas contrastantes.

Os dois trabalhos apresentados em forma de pôster foram Estudo da dormência em macieira cultivadas em clima de inverno ameno e Diferentes condições térmicas durante a fase de ecodormência em pereira japonesa afetando o abortamento floral, a dinâmica da água e carboidratos.

Segundo Herter, que teve participação nos três estudos, o Simpósio tratou especialmente do problema do aquecimento global. De acordo com ele, a intenção é, agora, repassar aos alunos as novidades e tendências de discussão mundiais que foram exibidas no encontro. Um dos assuntos que mais chamou a atenção foi a relação entre o aumento da temperatura e a alteração da cor das frutas. “O aquecimento leva à redução de antocianinas, o que diminui a cor da fruta”, disse.

Outro dos aspectos em evidência no encontro foi o controle de pragas através de pássaros. “Toda a natureza está em desequilíbrio. A tendência na França são controles naturais e a própria população está pedindo isso”, destacou.

Publicado em 17/06/2015, na categoria Notícias.