Projeto Quilombo das Artes apresenta Mostra Navegando em Cena
Neste sábado (18), às 15h, o Tablado dos cursos de Dança e Teatro da UFPel receberá a 4ª Mostra Navegando em Cena, atividade que coloca em contato com a comunidade as propostas do projeto de extensão “Quilombo das Artes”. A entrada para o evento é franca. O Tablado se localiza na esquina das ruas Almirante Tamandaré e Coronel Alberto Rosa.
O “Quilombo das Artes”, projeto multidisciplinar de educação continuada e de extensão da UFPel, desenvolve suas ações, desde março de 2010, com crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade, no Navegantes II, bairro de muita pobreza da periferia da cidade de Pelotas. Os parceiros do Projeto, desde o seu início, são o CRAS São Gonçalo e a Escola Estadual Nossa Senhora dos Navegantes. As ações abraçam grupos permanentes e abertos de teatro, música, dança e gênero e são conduzidas por estudantes bolsistas ou voluntários dos Cursos de Teatro, Música, Dança, Pedagogia e Ciências Biológicas da UFPel.
Para além das artes, como espaço de criação e livre expressão, o Quilombo também propõe reflexões e discussões sobre temas urgentes e presentes, como a violência contra a mulher, direitos humanos, sexo saudável, prevenção da gravidez precoce, meio ambiente, homofobia etc. Por outro lado, ao longo destes cinco anos, o Projeto realizou viagens com os grupos, apresentações em diferentes lugares de Pelotas e, os estudantes-monitores, foram motivados a participar de seminários e congressos nacionais e internacionais.
Algumas das apresentações:
Matilda o Musical, de Roald Dahl
Apresenta a história de uma garotinha com uma inteligência e um senso de justiça surpreendente para a sua idade. Todos acreditam que ela possui super-poderes.
Matilda é uma menina muito especial que nasceu em uma família que não consegue enxergar seu potencial. Aos três anos de idade, ela já tinha aprendido a ler sozinha, aos quatro anos se interessou pela leitura. Já na escola, ela encontra uma turminha muito especial, com alunos cheios de sonhos, cada um com suas características, e a menina se identifica muito com os colegas, principalmente com a professora dessa classe, a Srta. Mel, que reconhece sua capacidade intelectual, mas não consegue fazer muita coisa pela menina, por causa da perversidade da diretora, a Sra. Taurino.
O Musical é uma adaptação livre do clássico livro “Matilda” de Dahl, Roald, o qual deu inspiração para um filme e ganhou os palcos da Broadway.
A história é carregada de muita emoção, comicidade e simplicidade, composta por um elenco de 13 crianças da comunidade do bairro Navegantes que contam com a participação de 3 graduandos em teatros da Ufpel, este elenco irá encantar o publico cantando, dançando e interpretando, tornando ainda mais surpreendente esta aventura.
Diretor – Airton Marino (estudante de Teatro/monitor do Quilombo das Artes)
Elenco:
Andreza Duarte- Agatha
Derick da Rosa- Valentin
Grégori Eckert- Sra. Taurino (estudante de graduação em Teatro da UFPel)
Isabel Gonçalves- Matilda
Jéssica Farias- Srta. Mel (estudante de Terapia Ocupacional da UFPel)
Juliane da Silva- Ana Bel
Kemily Silva- Dandara
Lavinia Santos- Loren
Marcos Nunes- Bruce
Nataly Mendes- Yasmim
Rian Silva- Gregore
Sharon Martins- Georgina
Tuany Machado- Brenda
Wesley Silva- Bob
“Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri.
A peça mostra a “aguda observação da classe operária brasileira, em momento histórico em que suas reivindicações e seus gritos de protesto nascem quase diariamente como explosão inadiável, como que a demonstrar que nada está bem, e não como consequência fria de cálculos políticos” (GUARNIERI,Gianfrancesco.Eles não usam black-tie. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,2009)
A cena que escolhemos é a do Ato III/ Quadro I/ Página 87-91. Cena em que Maria vai até a casa de D. Romana para lhe contar que está grávida de Tião, seu namorado e filho de Romana. D. Romana está preparando a janta enquanto elas conversam sobre o filho de Maria, a situação de Tião na fábrica, o medo de Tião de perder o emprego e não ter mais como sustentar seu filho.
Diretora: Ainá Bento (estudante de Teatro/monitor do Quilombo das Artes)
Elenco: Andreza Duarte de Mattos – D. Romana / Tatiana Duarte Cuba – Maria
Grupo de Música:
Coordenador e ensaiador: Márcio Peres (estudante de Música/monitor do Quilombo das Artes)
Repertório:
- O sol (Jota Quest)
- Canção da meia-noite (Kleiton e Kledir)
- Lanterna dos afogados (Herbert Viana)
- Canto de um povo (Caetano Veloso)
- Na estante (Pitty)
- Vai e chora (Sorriso Maroto)
- Pingos de amor (Paulo Diniz)
Integrantes: Isabel, Luis Felipe, Wesley, Andrezza, Tatiane, Esther, Maíra, Alisson Matos, Maurício, Alisson, Luis, Juan, Johny.