Mestrado em Artes Visuais promove exposição coletiva

imagemimagemimagemcartazA SALA – Galeria do Centro de Artes da UFPeç convida o público em geral para a abertura da exposição coletiva “Pons Dulcis Sulinas II”, nesta quarta-feira(10), às 19h. Os artistas são vinculados ao Mestrado em Artes Visuais do Centro de Artes da UFPel, professores e alunos orientandos: Alice Monsell, Alexandra Assumpção, André Barbachan, Adriane Hernandez, Ana Terra, Andre Winn, Angela Pohlmann, Cassius Souza, Carla Rosane, Carla Thiel, Claúdio Azevedo, Daniel Acosta, Guilherme Tavares,Duda Gonçalves, Fabrício Marcon, Geovani Corrêa, Guilherme Tavares, Jéssica Batista, Junior Asnoum, Lislaine Cansi, Nádia Senna,Mariza Fernanda, Pamela Zechlinski, Reginaldo Tavares, Renata Azevedo Requião, Rogério Marques,  Zeca Nogueira.

A mostra apresentará obras de sua produção artística desenvolvidas nos últimos dois anos e inclui uma grande variedade de propostas contemporâneas, materiais e meios, tais como desenho, grafite, aquarela, pintura, fotografia, vídeo, objeto, objeto sonoro, xilogravura, infogravura, sketchbook (cadernos de esboço) e performance. Na noite da abertura, Pamela Zechlinski apresentará sua performance que envolve o ato de desenhar no próprio corpo com seu sangue.

Uma semana depois da abertura, no mesmo local, acontecerá uma “Conversa com os artistas”, na quarta-feira, dia 17 de setembro às 17h30, no Auditório do Centro de Artes da UFPel.

O título da mostra foi criado pelas coordenadoras da galeria A SALA, Duda Gonçalves e Alice Monsell, que propõem uma curadoria que fala sobre os relacionamentos entre os artistas que estão expondo, desta vez, para “Pons Dulcis Sulinas II”, convidamos os professores e seus orientandos. Pons Dulcis Sulinas II é uma expressão escolhida para nomear e atribuir sentido à conjunção das poéticas distintas dos professores e alunos do PPGAV-Mestrado do Centro de Artes da UFPel, revelando conjunções afetivas e profissionais, mapeando as “pontes” poéticas que poderão ser cotejadas a partir de aproximações explicitas e/ou subliminares.

Pons em latim significa ponte e, segundo o Novo Dicionário Aurélio, denota “construção destinada a estabelecer ligação entre margens opostas de um curso de água”. Todavia, na medicina, indica um conjunto de fibras do sistema nervoso no tronco cerebral, que comunica sinais dos sentidos: o tato, a audição, entre outros… Este território de fios condutores também regula a inspiração, a expiração e participa no processo que gera sonhos.

Ao ligar estas ideias aos termos Dulcis (que em latim significa doce) e Sulinas, a curadoria pretende evocar as paisagens e culturas que nos localizam aqui, extremo sul do Brasil, apontar para as conexões geográficas sulinas que nos unem: a Lagoa dos Patos, a Ponte do Retiro sobre o Arroio Pelotas, a Ponte Léo Guedes sobre o canal de São Gonçalo, as quais possibilitam os fluxos urbanos e das pessoas entre as cidades de Rio Grande, Porto Alegre, Pelotas e outros lugares. Também Pons Dulcis Sulinas II sugere a água doce, os doces pelotenses e as relações afetivas com os colegas, entre aluno e professor, com a docência, a pesquisa em arte e com o prazer de fazer e partilhar a arte.

Depois da abertura, a visitação da exposição segue até dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 12h e das 14h às 18h. A SALA – Galeria do Centro de Artes da UFPel é localizada na rua Cel. Alberto Rosa, 62, na zona do Porto do Centro de Pelotas. A galeria oferece, para grupos, visitas mediadas com apoio do Projeto de Extensão Ações Educativas da galeria A SALA do Centro de Artes da UFPel(ProEXT) realizados pelo grupo de mediadores do Grupo Patafísica.  Informações sobre visitas mediadas na galeria e as Ações Educativas da Patafísica podem ser obtidas pelo e-mail  patafisica@live.com. Esta exposição é realizada com apoio do ProEXT /Programa de Extensão Universitário MEC/SESu.

Publicado em 09/09/2014, na categoria Notícias.