Reitor visita a Secretaria Estadual da Saúde e Conselhão

IMG_7213O reitor Mauro Del Pino incluiu em sua agenda na capital do Estado, nesta quarta-feira(9), uma visita à Secretaria Estadual de Saúde, onde foi recebido pela secretária Sandra Maria Sales Fagundes, pela chefe de gabinete, Rosângela Dornelles, e assessores. Na oportunidade, Del Pino, que estava acompanhado do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osorio, e do assessor Paulo Koschier,  apresentou os encaminhamentos para a construção do novo Hospital Escola da UFPel e as ações desenvolvidas visando a expansão do atual hospital, aumentando a oferta de leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária de Saúde aceitou o convite formulado pelo reitor para uma visita às obras, bem como para conhecer o novo parque de imagem implantado pela Universidade, que contempla os equipamentos de tomografia computadorizada, raio-x telecomandado e mamografia. A visita deverá ser marcada para breve.

IMG_7224Mauro Del Pino falou também sobre a importância dos serviços odontológicos prestados pela Faculdade de Odontologia à população de Pelotas e região e aproveitou o ensejo para pleitear recursos para a qualificação do serviço, tendo em vista que a assistência abrange mais de 40 mil atendimentos ao ano, contingente bem superior à demanda acadêmica. A Secretaria se prontificou a buscar os recursos a serem direcionados ao município em 2015, para atendimento odontológico pelo SUS.

O reitor da UFPel também apresentou à secretária os destaques das linhas de cuidados desenvolvidas pelo Hospital Escola, entre elas a Rede Cegonha, Rede de Doenças Crônicas, Rede de Urgência, Rede de Saúde Mental e o Programa de Internação Domiciliar (Pidi).

Conselhão

Com o objetivo de dar continuidade às tratativas com o Governo do Estado sobre o plano de reestruturação e construção de nova unidade do Hospital Escola, que atende cerca de 25 municípios da Região Sul pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o reitor visitou ainda o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), Zelmute Marten.

“A UFPel tem atuado com empenho para contribuir com o processo de desenvolvimento da Região Sul do Estado, mantendo uma agenda permanente com o governo gaúcho”, avalia Zelmute Marten. Para ele, as iniciativas da UFPel expandirão a estrutura de atendimento em saúde pública no Estado, uma vez que o Hospital Escola consiste em referência para cerca de um milhão de pessoas.

O andamento dos processos de licenciamento ambiental referentes às obras de construção da nova unidade do Hospital Escola também foi conhecido pelo reitor da UFPel, em visita ao presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Nilvo Silva. Com previsão de ser inaugurado em cerca de três anos, o novo hospital terá 360 leitos, ampliando a rede de saúde pública no Rio Grande do Sul.

Publicado em 10/07/2014, nas categorias Destaque, Notícias.