Estudantes montam árvore de Natal com lixo

árvore natalOs alunos das turmas do curso de Gestão Ambiental da UFPel em Pinheiro Machado montaram uma árvore de Natal toda enfeitada com lixo doméstico.

“A ideia é conscientizar a população para pensar na grande quantidade de resíduos que atualmente produzimos, para que todos se questionem sobre a real necessidade de tanto material jogado fora, que poderia ser reusado, reaproveitado ou mesmo reciclado”, observam os estudantes, lembrando que o reuso, do ponto de vista ambiental, é o procedimento mais correto, pois representa grande economia de matérias primas e energia, ficando no final da escala a reciclagem, que ainda é uma alternativa melhor do que o descarte final nos aterros sanitários.

“Hoje em dia muitas pessoas estão afinadas com os discursos ambientalistas, mas na prática nada ou muito pouco é feito para minimizar o problema. Somos mais de sete bilhões de pessoas devorando a Terra impiedosamente. Já está mais do que na hora de começarmos a fazer pelo menos o mínimo, pois o mínimo vezes sete bilhões é uma cifra enorme… e o planeta agradece”, apregoam.

O grupo conclama a população a comemorar o Natal com alegria, mas no ano de 2014 tornar-se mais consciente, menos poluente, optando por embalagens maiores (mais econômicas), por refis. Outras ações propostas são a troca de latinhas por garrafas de vidro, a substituição de garrafinhas de água mineral por água da torneira ou por bombonas de 20 litros, racionalizando o consumo para que nada falte às gerações futuras. “No futuro, quem sabe, também as empresas se envergonhem de ver suas marcas ‘enfeitando’ árvores de lixo”, finalizam.

Publicado em 20/12/2013, na categoria Notícias.