Biotecnologia da UFPel comemora 25 anos

Imagem 321 Imagem 351A área de Biotecnologia na UFPel teve sua trajetória celebrada nesta sexta-feira (13). Chegando aos seus 25 anos, a iniciativa pioneira, iniciada como Centro de Biotecnologia, teve suas conquistas comemoradas com evento realizado pela manhã no Auditório da FAEM, seguido de almoço comemorativo no CTG Os Carreteiros. Um dos incentivadores da criação do centro, o presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia, Luiz Antônio Barreto de Castro, palestrou sobre a realidade da área na atualidade.

O evento foi aberto com a participação do reitor da UFPel, Mauro Del Pino, e da vice-reitora e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Denise Gigante. Esta destacou a conquista da nota 6 pelo PPG em Biotecnologia na semana da comemoração: a nota dá ao programa nível de qualidade internacional.

Já Del Pino afirmou que o agora Núcleo de Biotecnologia do Centro de Desenvolvimento Tecnológico orgulha muito a universidade por aquilo que representa e que produz. Ele destacou os fundamentos da riqueza dessa história, que foram o tom desbravador dos pioneiros e a sua inovação. O reitor lembrou que a criação do Centro de Biotecnologia precisou da quebra de barreiras inclusive legais para a sua instituição, já que o regimento da UFPel teve de ser alterado para tanto. E pontou ainda, sobre a excelência e pioneirismo da Biotecnologia: “Que essa história se multiplique dentro da nossa universidade”.

Realidade atual da Biotecnologia
O evento de comemoração contou com a palestra do presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia, Luiz Antônio Barreto de Castro. Ele foi um dos incentivadores da criação de um órgão dentro da Universidade Federal de Pelotas que congregasse todas as pesquisas e iniciativas na área, ainda no início dos anos 1980.

Na sua fala, ele contou que viu a Biotecnologia começar quando estudava no estado americano da Califórnia, uma iniciativa que desde então Castro vislumbrou que mudaria o mundo.

A sua palestra foi focada na realidade das duas áreas que ele considera fundamentais dentro da Biotecnologia: a agropecuária e a farmacêutica. O presidente mostrou o panorama de como uma é largamente aplicada no Brasil, com o país inclusive gerando conhecimento na área, enquanto a segunda ainda dá pequenos passos. Ele atribui esse fato ao investimento das grandes empresas multinacionais. O palestrante ainda insistiu nos problemas de legislação que ainda impedem o desenvolvimento das pesquisas.

Reflexões sobre a história e desafios para o futuro
A história do Centro de Biotecnologia, depois tornado Centro de Desenvolvimento Tecnológico, foi explorada pelo diretor do CDTec, Odir Dellagostin, e pelos coordenadores do curso de Graduação em Biotecnologia, Luciano Pinto, e do PPG, Fabrício Conceição.

Dellagostin lembrou o difícil processo de implantação do centro, que contava com uma infraestrutura precária. Mesmo assim, realizou a implantação do curso de doutorado, em 1994, e em 2003 do mestrado. Consolidando-se através de suas pesquisas, a unidade tornou-se referência na área de agricultura e saúde animal e humana. O diretor destacou a visão, a dedicação e a persistência dos professores que iniciaram o centro.

Conceição e Pinto louvaram a qualidade dos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da área de Biotecnologia, hoje pesquisadores e dicentes em universidades extremamente qualificadas em diversos locais, inclusive do exterior.

Para o futuro, os três colocaram como meta a qualificação ainda maior do PPG, para que este chegue ao conceito 7, o máximo na escala da Capes, significando excelência internacional. Além disso, há o desafio da extensão: a incubação de empresas, a geração de patentes e a inovação tecnológica, para que o conhecimento gerado possa chegar à sociedade.

O diretor do CDTec ainda apresentou algumas imagens do projeto arquitetônico da planejada nova sede da Biotecnologia UFPel, um moderno prédio com todas as instalações necessárias para os cursos. A localização pretendida é em frente ao Campus Porto.

Publicado em 13/12/2013, nas categorias Destaque, Eventos Acadêmicos.
Marcado com as tags Biotecnologia, CDTec.