Início do conteúdo

Área de Infraestrutura revela fôlego para atender demandas

gilson

Detentora de uma estrutura que abrange duas coordenações e sete núcleos e concentra cerca de 950 funcionários, entre servidores efetivos e terceirizados, administrando um orçamento da ordem de R$ 10 milhões (2013), a Pró-Reitoria de Infraestrutura – um apêndice da Pró-Reitoria Administrativa, e por isso empregando a sigla PRAINFRA – é indispensável para o bom andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPel.

Atendendo a múltiplas demandas das unidades acadêmicas e administrativas, a Pró-Reitoria planeja, supervisiona, coordena e acompanha a execução das ações de manutenção e prestação de serviços nas áreas de segurança, portaria, transporte e limpeza, sendo também responsável pelas políticas ambientais da Universidade.

Nesta sexta-feira(18), cumprindo o compromisso programático da atual gestão, foram realizadas duas audiências públicas, que, focadas nas comunidades acadêmicas do campus Capão do Leão e dos campi de Pelotas e objetivando prestar contas e ouvir sugestões, deram a conhecer as realizações da Prainfra nos primeiros nove meses de atuação da gestão Mauro & Mauch.

reitorAo abrir a audiência, o reitor Mauro Del Pino ressaltou o objetivo da atual administração, de criar uma nova cultura acadêmica, voltada à democratização e transparência das relações com a comunidade e no aprimoramento dos processos de trabalho. “Além de prestar contas do que está sendo feito, as audiências devem propiciar o diálogo. Críticas e elogios serão bem-vindos”, observou, classificando a Pró-Reitoria de Infraestrutura como estratégica, em vista das necessidades de todas as unidades. “Há limitações de recursos financeiros, mas o trabalho está sendo feito com as condições que se potencializam com o trabalho de vocês”, elogiou Del Pino dirigindo-se aos servidores da Prainfra.

Para o vice-reitor, Carlos Rogério Mauch, “estabelecer a cultura do diálogo com a comunidade é algo programático”. Ele disse esperar que a comunidade participe ativamente com sugestões.

Iniciando as apresentações, o pró-reitor de Infraestrutura, Gilson Porciúncula, destacou o grande desafio da Pró-Reitoria para atender as constantes e inúmeras demandas, muitas vezes de caráter emergencial, e afirmou que isso só se torna possível pela sinergia e coesão de sua equipe de trabalho.

Na sequência, foram apresentadas tabelas com os investimentos realizados na aquisição de material permanente, material de consumo e realização de serviços. Porciúncula lembrou que a primeira ação da Pró-Reitoria foi a regularização de contratos com empresas fornecedoras de materiais e serviços, muitos dos quais se encontravam vencidos, vencendo ou suspensos e alguns serviços sendo executados sem contratos, como ronda móvel e paisagismo. Também foram priorizadas ações emergenciais como a recarga (700) e aquisição (430) de extintores e a aquisição de luzes de emergência que serão distribuídas nos prédios da UFPel.

Outra iniciativa diz respeito ao mapeamento e proposta de projeto de acessibilidade no campus Capão do Leão, com a construção e reforma de calçadas, faixas de segurança e instalação de rampas de acesso aos prédios.

A audiência pública da Prainfra deu oportunidade aos coordenadores e chefes de núcleos para a apresentação de suas principais ações e projetos.  A estrutura da Pró-Reitoria é composta pelas coordenadorias de Gestão da Manutenção (CGM) e de Gestão Ambiental, a primeira formada pelo Núcleo dos Campi Pelotas (Nucamp), Núcleo do Campus Capão do Leão (Nucal) e Núcleo de Reforma e Construção (Nurec); e a segunda pelo Núcleo de Educação Ambiental e Resíduos (Nears) e Núcleo de Licenciamento (Nulic). Ligados diretamente ao pró-reitor, ainda existem o Núcleo de Transportes (Nutrans) e o Núcleo de Vigilância e Portaria (Nuvip).

DSC_0398Entre as ações destacadas pelo coordenador de Gestão da Manutenção, Gilberto Carvalho, estão a fiscalização de contratos com prestadores de serviço de higiene e limpeza e a reativação do diálogo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), cuja colaboração técnica estabelecida tem possibilitado a manutenção da rede interna. A Coordenadoria também realiza o monitoramento da rede elétrica, cujas aferições subsidiam o projeto elétrico, e está licitando o serviço de manutenção regular de geradores. Nesta importante área, a ProPlan coordena projeto de construção de 10 subestações de energia elétrica no campus Capão do Leão, duas das quais serão entregues ainda neste ano.

Além das atividades rotineiras de manutenção nas áreas de alvenaria, eletricidade, serralheria, hidráulica, pintura, telefonia e serviços gerais, o Núcleo do Campus Capão do Leão (Nucal) atua na manutenção emergencial da avenida Eliseu Maciel, em parceria com a Prefeitura de Capão do Leão. O plano de atuação para os próximos meses prevê rotas de inspeção das caixas de esgoto e escoamento pluvial, redistribuição e acréscimo de lixeiras, sinalização de trânsito, readequação dos espaços para estacionamento, iluminação externa, e tratativas com a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente do Capão do Leão para o recolhimento regular de lixo no Campus.

A Coordenadoria de Gestão Ambiental, comandada pelo professor Amauri Barcelos, destacou entre as principais ações a criação do Núcleo de Educação Ambiental e Resíduos (Nears) e do Núcleo de Licenciamento (Nulic), bem como o restabelecimento da interlocução com a Embrapa para a manutenção da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Capão do Leão, cuja primeira ação foi a limpeza e desassoreamento do canal, seguida da obtenção dos padrões de potabilidade, através da correta adição de insumos, com a destinação de três funcionários da UFPel para o monitoramento diário da água, das 5h às 22h, além de análise e emissão de laudo semanal sobre a qualidade, feita pela Agência da Lagoa Mirim (ALM).

Também foram anunciadas ações para o tratamento de esgoto, com o levantamento dos pontos de origem, dimensionamento dos volumes e elaboração de projeto técnico.

Em sua segunda intervenção, no campus Porto, no final da tarde, o pró-reitor de Infraestrutura anunciou a preparação de duas equipes (cada uma com cinco técnicos) para atuarem na instalação e manutenção de aparelhos de ar condicionado – uma das grandes demandas da Universidade. Para atender aos inúmeros pedidos de manutenção corretiva já protocolados na Pró-Reitoria, está sendo contratada uma empresa especializada.

Veja no arquivo com os slides utilizados na apresentação (em anexo) a íntegra das ações e projetos de cada um dos núcleos da Pró-Reitoria de Infraestrutura e constate a evolução ocorrida na área de Transportes, de Vigilância e Portaria, e na área de Gestão Ambiental.

AUDIENCIA PUBLICA – PRAINFRA CAPAO

Publicado em 19/10/2013, na categoria Destaque.