Início do conteúdo

Ato no Campus Porto marca os 44 Anos da UFPel

DSC_0026Ato realizado no Campus Porto, no começo da noite desta quinta-feira (8), marcou a passagem dos 44 anos da UFPel. Durante a cerimônia, ocorreu apresentação do Coral da UFPel e foi lançado o Concurso de Fotografia  Uma Universidade Vários Olhares: A UFPel em Imagens.

Também durante o ato ocorreu a entrega simbólica dos alimentos arrecadados durante o Show de Vitor Ramil, na semana passada, na abertura do projeto Quartas no Lyceu. Foi quase 1,2 tonelada de alimentos arrecadados e que serão destinados ao Programa Melhor em Casa, do Hospital Escola da UFPel, e ao Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá.

DSC_0014Em sua manifestação no ato, o reitor Mauro Del Pino, falando ao lado do vice-reitor, Carlos Mauch, lembrou que a atual gestão comemorava o aniversário da UFPel pela primeira vez, já que assumiu em janeiro. “Temos de olhar para o passado e projetar o que queremos para os próximos anos, uma Instituição voltada para suas funções sociais maiores, formadora de profissionais atuantes, críticos e que sejam agentes da mudança social que necessitamos, para a construção de um mundo mais digno, sustentável e equilibrado”, disse o reitor.

Del Pino sublinhou que o momento é muito importante para a UFPel, já que está começando o processo de Constituinte Universitária, que reescreverá o Estatuto da Instituição, para torná-lo afinado com os desafios do mundo atual e da própria Universidade. Ressaltou que a Constituinte deverá ser um processo extremamente participativo, de toda a comunidade universitária e também da sociedade em geral.

DSC_0037Na sequência de sua fala, o reitor fez o lançamento do Concurso de Fotografia. Confira no arquivo  Edital_Concurso(2)  o regulamento do concurso. Em seguida Mauro e Mauch procederam a entrega simbólica dos alimentos arrecadados na semana passada. Pelo Programa Melhor em Casa recebeu Isabel Arrieira e pelo Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá receberam Laura e Nivio Tonial.

Presentes na solenidade, além de membros da Gestão, professores, técnico-administrativos, estudantes e diretores de unidades acadêmicas da Universidade, o reitor da UCPel, José Carlos Bacchetini Júnior, o pró-reitor de Administração da UCPel, Eduardo Santos, Sadi Sapper, representando a Prefeitura de Pelotas, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Adilson Christovam, e o gerente regional da CEF e membro do Conselho Diretor da UFPel Chagler Zandavali.

DSC_0063

O Coral da UFPel encerrou a solenidade apresentando peças de seu repertório e finalizando com o Parabéns a Você, cantado também por todos os presentes.

Sobre a UFPel
Diversidade e origem centenária. Desta mistura é feito o cotidiano da Universidade Federal de Pelotas, que completou nesta quinta-feira, 8 de agosto, 44 anos. Em constante recriação e repensar, a UFPel mostra-se como uma instituição diversa, atenta às necessidades da sociedade e esforçada em superar dificuldades, para atingir seus objetivos maiores.

Isto se dá através do trabalho da comunidade universitária, docentes, técnico-administrativos e estudantes, que são guiados pelos ideais e objetivos institucionais, voltados para o desenvolvimento integral do ser humano e da sociedade, para a Ciência e a Tecnologia e para a Arte e a Cultura.

Mosaico
A UFPel tem se revelado uma Universidade marcada pela diversidade. Isto se dá pela variedade de cursos, de graduação e de pós-graduação, amplo leque proporcionado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O ingresso nos cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC permite que estudantes de todo o país freqüentem a UFPel, fortalecendo a marca da diversidade, através de diferentes culturas e sotaques que passaram a povoar mais fortemente o ambiente acadêmico.

Uma gestão nova
Desde 11 de janeiro de 2013, quando a atual gestão tomou posse, palavras como Democracia, Participação e Transparência regram a Administração Central da Universidade, dedicada à construção de uma verdadeira Universidade Pública e a tudo em que isto implica, como o atendimento das necessidades da maioria da população.

A Administração Central está voltada à concepção e à consolidação de uma UFPel moderna, eficiente, equilibrada e sustentável, que seja capaz de atender forte e plenamente às demandas internas e externas.

Neste sentido, está sendo disparado, neste mês de agosto, o processo da Estatuinte Universitária, que vai reescrever, com a participação de todos, a Carta Maior da Universidade, seu Estatuto, que data de 1969, ano da criação da UFPel, estando portanto defasado e sem sintonia com a realidade do mundo atual.

Origens
A história da UFPel remonta à Universidade Rural do Sul (URS), cujo surgimento, em 1960, resultou de esforços movidos por professores da Escola de Agronomia Eliseu Maciel, que desde 1957 lutavam por sua criação.

O decreto que criava a Universidade Rural do Sul, vinculada ao Ministério da Agricultura, era composto pela centenária Escola de Agronomia Eliseu Maciel, Escola Superior de Ciências Domésticas, Escola de Veterinária, Escola de Pós Graduação e pelo Centro de Treinamento e Informação (Cetreisul), considerado uma unidade acadêmica.

Em 1967, o decreto nº 60.731 federaliza a Universidade Rural do Sul, sendo transferida para o Ministério da Educação e Cultura, passando a denominar-se Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul (UFRRS), e as unidades passam de cursos a faculdades.

Em 1968, foi criada uma comissão composta por professores e acadêmicos, destinada a estudar e propor a reestruturação da universidade.

Criação
Em 8 de agosto de 1969, o Presidente da República assinou decreto que transformou a Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul, em Universidade Federal de Pelotas (UFPel), composta pelas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Faculdade de Veterinária, Faculdade Ciências Domésticas, Faculdade de Direito (fundada em 1912), Faculdade de Odontologia (1911) – as duas últimas pertencentes à Universidade Federal do Rio Grande do Sul,  e o Instituto de Sociologia e Política (ISP), fundado em 1958. E outras instituições particulares que existiam em Pelotas foram agregadas à UFPel, como o Conservatório de Música de Pelotas, a Escola de Belas Artes Dona Carmen Trápaga Simões, o Curso de Medicina do Instituto Pró-Ensino Superior no Sul do Estado. E, no mesmo ano, o Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), também passou a fazer parte da UFPel.

Já na UFPel, a Faculdade de Ciências Domésticas deu origem a outras unidades, como a Faculdade de Educação, o Curso de Química de Alimentos e a Faculdade de Administração e de Turismo. Foi responsável também pela criação do Serviço de Informação e Orientação ao Consumidor (Siocon), que atuou durante 18 anos em Pelotas, na educação e defesa do consumidor. O objeto de estudo da Faculdade de Ciências Domésticas sempre foi a família, principalmente a de baixa renda. Formava profissionais bacharéis e licenciados para ensino de 1º e 2º graus. Teve seu último vestibular em 1997. Suas memórias fazem parte das raízes da UFPel.

Dirigentes
A Universidade Federal de Pelotas teve como primeiro reitor o professor Delfim Mendes Silveira, diretor da Faculdade de Direito, que administrou a Universidade até 1977. Neste período, a Universidade expandiu-se, tanto em número de cursos quanto de alunos, estruturando-se como universidade e construindo o seu campus nas instalações da antiga UFRRS, junto à Faculdade de Agronomia.

Na sequência, ocuparam o cargo de reitor os professores Ibsen Wetzel Stephan(1977-1981), José Emílio Gonçalves Araújo(1982-1984), Ruy Brasil Barbedo Antunes(1984-1988), Amílcar Goyhenex Gigante(1989-1993), Antonio Cesar Gonçalves Borges(1993-1997), Inguelore Scheunemann de Souza(1997-out/2004), André Luiz Haack(dez/2004 a janeiro/2005 – pro tempore), Antonio Cesar Gonçalves Borges(2005-2009 e 2009-2013) e Mauro Augusto Burkert Del Pino (atual).

Como vice-reitores, figuram os nomes dos professores Renato Rodrigues Peixoto, Alexandre Valério da Cunha, Guido Kaster, Clinéa Campos Langlois, Léo Zilberknop, Paulo Eduardo Brenner Soares, Luiz Henrique Schuch, Daniel de Souza Soares Rassier, José Carlos da Silveira Osório, Jorge Luiz Nedel, André Luiz Haack, Telmo Pagana Xavier, Manoel Luiz Brenner de Moraes e Carlos Rogério Mauch (atual).

A administração superior da UFPel compõe-se do Conselho Diretor da Fundação (Condir); Conselho Universitário (Consun); Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e Extensão (Cocepe); e Reitoria.

UFPel em Números
Estudantes de graduação: 14 mil presenciais e cinco mil a distância.
Docentes: 1.367.
Técnico-administrativos: 1.286.
Cursos de Graduação: 102.
Cursos de Pós-Graduação: 17 doutorados, 40 mestrados e 17 especializações.
Projetos de Pesquisa: 1.349.
Projetos de Extensão: 674.

Publicado em 08/08/2013, na categoria Notícias.