Biotecnologia recebe prêmio da Capes de melhores teses do país
Como parte das comemorações do 61º aniversário da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi realizada na quarta-feira, 11, na sede da agência, a entrega do Prêmio Capes de Tese, edição 2011, com os trabalhos defendidos em 2010. O prêmio de melhor tese da área de Biotecnologia do país foi para a dra. Daiane Hartwig, orientada pelo professor Odir Dellagostin e co-orientada pela professora Fabiana Seixas, a qual acompanhou a premiada no recebimento da distinção em Brasília. A tese premiada tem como título “Produção de antígenos de Leptospira interrogans em Pichia pastoris e avaliação do potencial imunoprotetor contra leptospirose”.
Estiveram presentes na solenidade o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães; o presidente da Comissão Executiva do Prêmio Capes de Tese e diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral; o presidente do CNPq, Glaucius Oliva; o presidente da Finep, Glauco Arbix; e o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima. O ministro da Educação ressaltou a grande participação das mulheres no prêmio. “Isso mostra que estamos criando uma sociedade de relação entre iguais, que valoriza cada vez mais a diversidade, a competência e o talento”, destacou o ministro.
Prêmio Capes de Tese
O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. Os autores das teses receberam certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado no país por três anos. Já os orientadores receberam certificado e auxílio equivalente a uma participação em congresso no país.
Biotecnologia da UFPel
Criado em 2002, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFPel) já titulou mais de 40 mestres e 43 doutores. Atualmente o PPGB possui conceito 5, sendo este o maior conceito de programa de pós-graduação em Biotecnologia no país. “Sentimo-nos honrados pela distinção recebida pela sua ex-aluna, pois o prêmio é reflexo da qualidade que o Programa alcançou, e indica que estamos no caminho certo, que nos levará ao conceito 6 na próxima avaliação da Capes”, comentou a coordenadora do PPGB, professora Fabiana Seixas.
