Início do conteúdo

Diretor do ISP debate filme argentino no Ciclo ‘Filosofia e o Cinema Político’

O diretor do Instituto de Sociologia e Política da UFPel, Álvaro Barreto, doutor em História e especialista em Ciência Política, é o convidado do Ciclo “A Filosofia e o Cinema Político”, para debater o filme argentino “A História Oficial”. Trata-se do 16º filme a ser exibido nesta sexta-feira(24), o qual encerra o primeiro bloco temático intitulado O mundo durante a guerra fria (1945-1991).
Com o apoio da UFPel, do Núcleo de Estudos Fronteiriços, da Fundação Simon Bolivar, do Centro de Integração do Mercosul, do ISP e do Departamento de Filosofia da UFPel, o Ciclo tem entrada franca e continua até dezembro, sempre às sextas-feiras, às 20h, no Centro de Integração do Mercosul. A entrada é franca.

Sinopse: A história oficial (La historia oficial, 1985, Argentina).
Direção: Luis Puenzo.
Com: Héctor Alterio, Norma Aleandro, Chunchuna
Villafañe, Hugo Arana.

Professora de história da classe média argentina passa a suspeitar que seu marido tenha adotado uma criança após manter relações com os envolvidos na ditadura militar argentina ocorrida entre 1976 e 1983. As “Mães da Praça de Maio” calculam em 30mil o número de desaparecidos políticos durante os anos de totalitarismo na Argentina.

Publicado em 22/09/2010