Início do conteúdo

UFPel lança cartilha sobre direitos e benefícios para motoristas de aplicativo

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou nesta semana mais um material informativo, desta vez voltado aos trabalhadores de aplicativos, que detalha direitos e benefícios em tempos de pandemia. Veja aqui: Motoristas de Aplicativo em tempos de COVID-19

A cartilha foi elaborada a partir de uma parceria entre o projeto “O Direito de Olho no Social”, da Faculdade de Direito da UFPel, coordenado pelas professoras Karinne Emanoela Goettems dos Santos e Márcia Rodrigues Bertoldi, e o projeto de pesquisa “Organização dos trabalhadores de empresas-aplicativo no contexto de fetichização da liberdade”, coordenado pelo professor Fabiano Fritzen, que desenvolve ações específicas destinadas a esse público por meio do projeto de extensão APP Seguro (Trabalhadores de empresas-aplicativo em tempos de COVID-19: alternativas e enfrentamentos possíveis). A arte foi desenvolvida pela mestranda Ana Carolina Julio, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD UFPel).

E o material está ganhando o país. Por intermédio da Associação de Motoristas por Aplicativo de Pelotas (AMAPEL), o guia foi encaminhado à Federação dos Motoristas por Aplicativo do Brasil (FEMBRAPP), entidade que representa 32 associações de motoristas em 16 estados do país. Da mesma forma, mediante encaminhamento ao Sindicato dos Trabalhadores com Aplicativos de Transporte Terrestre de São Paulo (STATTESP), o guia passou a ser distribuído pela Federação Nacional de Motoristas por Aplicativo (FENAMAPP), entidade que representa cinco sindicatos em cinco diferentes estados brasileiros.

Nesse sentido, desde o dia 27 de maio e, graças ao seu formato eletrônico, o Guia para Trabalhadores de Aplicativos em Tempos de COVID-19 já foi acessado por trabalhadores de 19 estados do Brasil.

O material pode ser acessado também pelo site do PPGD.