Cocepe aprova Calendário Alternativo. Atividades iniciam em 22/6

A UFPel terá um Calendário Acadêmico Alternativo, com atividades remotas durante 12 semanas, a partir de 22 de junho, para graduação e para pós-graduação. A medida foi aprovada na manhã desta sexta-feira (22) pelo Cocepe (Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão) da Universidade. O Calendário Acadêmico de 2020 fica suspenso, sendo este complementar. As matrículas já feitas para o primeiro semestre continuam valendo.

Durante este período, que vai até 12 de setembro, disciplinas optativas poderão ser livremente oferecidas, enquanto que as obrigatórias deverão passar por avaliação dos Colegiados de Curso e serem, preferencialmente, ofertadas para concluintes. As práticas só serão realizadas cem por cento remotamente, não poderão ser presenciais, também depois de passarem por avaliação dos colegiados.

Somente os cursos de bacharelados e tecnológicos poderão oferecer estágios, já que os de licenciaturas não têm como, devido ao não funcionamento das aulas. Quanto aos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) serão também feitos com orientação remota, quando possível. Cerimônias de Colação de Grau ocorrerão online.

Tudo isso estará oficialmente normatizado quando da publicação, pela Secretaria dos Conselhos Superiores, dos três Pareceres Normativos do Cocepe que regulamentarão as atividades, com todos os seus detalhes.

Os estudantes devem ficar atentos às comunicações da Universidade sobre a abertura das matrículas para este período especial.

Sisu e Pave

A UFPel publica nesta segunda-feira (25) as quartas chamadas das Listas de Espera do Sisu e do Pave.