UFPel lança programa de bolsas para áreas estratégicas

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) anunciou nesta sexta-feira (8) que abrirá edital complementar de bolsas de ensino, pesquisa e extensão para as áreas de Ciências Sociais, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. O edital contemplará dez bolsas de Doutorado, a mesma quantidade de bolsas de Mestrado, 50 bolsas de iniciação científica, 30 bolsas de extensão e 30 bolsas de ensino.

O reitor da Universidade, Pedro Curi Hallal, explica que “essas áreas são especialmente estratégicas nesse momento, visto que têm sido subvalorizadas em editais recentes divulgados por agências de fomento. O investimento é maior nas bolsas de pesquisa e pós-graduação, visto que é nessas áreas que os cortes às Ciências Sociais, Humanas, Linguística, Letras e Artes têm sido mais intensos”.

Essas são independentes de todos os outros programas de bolsas, dos quais estas áreas também poderão participar. Só para dar uma ideia da magnitude do programa de bolsas para áreas estratégicas, ele contempla um valor total de R$ 852 mil. Somando-se esse valor aos R$ 2.488.500,00 dos demais editais, eles representam um investimento total de R$ 3.340.500,00.