UFPel assina convênio com Universidade Pedagógica de Moçambique

O reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Curi Hallal, assinou, na tarde dessa segunda-feira (11), um protocolo de cooperação com a Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique, ao lado do representante da UP, Manuel Constantino Zunguze, da coordenadora do CoCTec da UFPel (grupo de ensino, pesquisa e extensão de Comunicação, Cultura e Tecnologia), Rosaria Sperotto, e da pesquisadora convidada do projeto Carolina Rodeghiero. A UFPel, que já tem convênio com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), tem firmado agora cooperação com as duas maiores universidades públicas de Moçambique.

O objetivo do convênio é promover o desenvolvimento de programas de cooperação técnico-cultural-científica que permita a mobilidade acadêmica entre alunos e professores, além de expandir o projeto Rede de Clube de Computação, do CoCTec, adaptando o plano de trabalho para a realidade da comunidade de Moçambique.

O primeiro contato entre as universidades foi através de um projeto realizado pelo CoCTec, na África do Sul, juntamente com o professor Manuel Zunguze, onde surgiu a possibilidade do convênio, baseado no sucesso da experiência com a UEM.

Já em setembro, eles começaram a trabalhar juntos em um curso de capacitação. Desde então, vem criando projetos com alunos e escrevendo artigos em conjunto. O próximo passo da colaboração deve ser a participação de professores de Moçambique nas aulas e em projetos de grupos de pesquisa.

“Os nossos programas, principalmente os de pós-graduação, necessitam dessas cooperações com outras instituições para que sejam creditados. Porque isso envolve, principalmente, a mobilidade acadêmica de professores e alunos das duas partes. Além da institucionalização e viabilização de projetos em comum. Esse é o ponto chave para nós da Universidade Pedagógica,” comemorou Manuel.

Para a Universidade Federal de Pelotas, o acordo vai possibilitar o aumento da produção científica e o intercâmbio de alunos e professores para Moçambique onde, segundo Rosário, há facilidade pelo idioma também ser o português.

“É uma experiência bastante enriquecedora porque a gente percebe o quanto esse intercâmbio, essa troca de saberes e essa produção de conhecimento, que interliga diferentes culturas, tem sido de um potencial extremamente positivo para o crescimento dos alunos, dos graduando e mestrandos que tem ido para lá,” disse Rosária.

Além do acordo com a Universidade Pedagógica (UP) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, a UFPel já tem convênios com mais de 90 instituições em todo o mundo.

Publicado em 11/12/2017, nas categorias Destaque, Notícias.