Núcleo de Acessibilidade e Inclusão apresenta demandas ao reitor

DSC_6087Na última terça-feira (8), o reitor da Universidade Federal de Pelotas, Mauro Del Pino, recebeu em seu gabinete a visita da equipe de gestão do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), ligado à Pró-Reitoria de Graduação. Foram apresentados, durante a reunião, relatório de atividades do órgão e algumas demandas para melhorias do trabalho executado.

A chefe do NAI, Mirian Bohrer, ao descrever a seção, afirmou que o Núcleo é um lugar de acolhimento e trabalho em prol da pessoa com deficiência. Para tanto, seu trabalho é voltado para todas as pessoas com algum tipo de limitação física ou com necessidades educativas especiais.

Entre as ações executadas pelo setor estão a atuação dos tradutores de Libras em sala de aula, a audiodescrição de atividades didáticas e da localização de espaços físicos, além da elaboração de plano institucional de acessibilidade, ação feita em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento. Entretanto, segundo Mirian, o projeto considerado como a “menina dos olhos” do NAI é a tutoria para alunos com necessidades educativas especiais. Trata-se de proporcionar que esses estudantes sejam acompanhados por bolsistas, que auxiliam a vida acadêmica do assistido, ajudando, por exemplo, nos estudos e na elaboração de agenda de atividades, o que resulta no aumento no desempenho dos atendidos.

No entanto, Mirian afirma que ainda há muita coisa para ser feita. Isso não apenas na Universidade, mas no Brasil inteiro, que ainda busca colocar em prática as legislações recentes ligadas ao cuidado com as pessoas com deficiência. “Vivemos muito no campo da tentativa e erro”, diz Mirian, tendo em vista que várias destas práticas são recentes.

Para ampliar a atuação do NAI na UFPel, o grupo busca algumas ações administrativas que proporcionem esse crescimento. Entre os pedidos feitos pelo grupo ao reitor, está a mudança de lotação do Núcleo, de forma que possa planejar ações junto a mais instâncias e não apenas àquelas ligadas à PRG, atendendo assim um espectro mais amplo de atividades de acessibilidade e inclusão. A intenção é passar a atuar com vinculação junto ao Gabinete do Reitor. A chefia também solicitou um maior espaço físico e um acréscimo na equipe de servidores.

O reitor, Mauro Del Pino, e a assessora da Reitoria, Lorena Gill, agradeceram o trabalho desenvolvido pelo NAI. Para o reitor, o Núcleo vem desenvolvendo um trabalho estratégico e inovador na UFPel: “Sua ampliação resultará na qualificação das políticas de inclusão, permanência e acolhimento da Universidade”.

Publicado em 17/03/2016, na categoria Notícias.