Pós em Manejo e Conservação do Solo e da Água debate autoavaliação
Na sexta-feira, 26 de junho, foi promovida por web conferência da UFPel, pelas coordenadoras do Programa de Pós Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (PPG MACSA), uma proposta de discussão continuada sobre a Autoavaliação do Programa. Estiveram presentes, a coordenação, professoras Cláudia Liane Rodrigues de Lima e Maria Cândida Moitinho Nunes, a secretária, a representante discente e os professores permanentes e colaboradores do PPG MACSA.
O objetivo principal foi potencializar o diálogo sobre a melhoria da qualidade do processo formativo da Pós Graduação (PG) e, responder os seguintes questionamentos: i) onde estamos? ii) o que queremos? e iii) para onde estamos indo? Inicialmente, pela coordenadora foi apresentado um panorama geral do Programa e entre os temas de destaque foram indicados quantos alunos foram titulados (73) desde que o PPG MACSA foi recomendado pela Capes (2011), o número de publicações totais por ano de atuação, considerando os estratos A1, A2 e B1, o número de orientados por docente permanente (DP) e colaborador, o número de bolsas disponibilizadas pela Capes e alguns itens importantes que compõem a reformulação do regimento (Aprovado em Parecer Normativo n.8 de 19 de Dezembro de 2019).
Adicionalmente foram abordadas informações divulgadas no seminário on-line da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (dia 18), com orientações sobre a inserção de dados na Plataforma Sucupira e a ficha de avaliação proposta pela Diretoria de Avaliação da CAPES na área de Ciências Agrárias I. A ficha de avaliação da PG foi amplamente apresentada em Seminário de Meio Termo, que ocorreu em Setembro de 2019 em Brasília (DF).
Nesta temática foram destacados os seguintes itens: articulação, aderência e atualização das linhas de pesquisa, dos projetos em andamento e estrutura curricular, elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), qualidade do corpo docente em compatibilidade com a proposta, o planejamento estratégico ressaltando os pontos fortes, fracos e ameaças previstas e associados aos objetivos a curto, médio e longo prazo do programa.
No aspecto formação discente, destacaram-se a necessidade da busca por qualidade das dissertações e teses quanto à originalidade, inovação, organização estrutural e adequação ao nível pretendido e maior visibilidade da produção intelectual dos discentes, associados, certamente ao impacto positivo futuro na sociedade.