Orquestra de Instrumentos Autóctones e Pepeu integram-se em wokshop

grupo conversa em semicírculoA Orquestra de Instrumentos Autóctones e Novas Tecnologias (OIANT), da Universidade Nacional Tres Febrero (UNTREF), da Argentina, e o Programa de Extensão em Percussão da Universidade Federal de Pelotas (Pepeu/UFPel) já estão afinados para a apresentação da noite desta sexta-feira (25) no Theatro Guarany. O grupo argentino ministrou um workshop para os percussionistas da UFPel na manhã desta quinta (24).

Além de falar sobre a proposta da Orquestra e seu funcionamento, tirar dúvidas e debater sobre a formação musical inovadora que engloba música popular, clássica erudita e ancestral, os integrantes da OIANT e do Pepeu compartilharam saberes e sonoridades.

diretor da orquestra falaO Pepeu apresentou aos visitantes o sopapo – instrumento pelotense de raiz negra – e o ilú – presente em mais de 600 casas de religião de matriz africana no município – e que marcará presença no palco do Guarany nesta sexta.

Para o coordenador do Pepeu, José Éverton Rozzini, a presença do grupo argentino é um estímulo para o desenvolvimento do trabalho. “A possibilidade de tê-los aqui nos revigora e alimenta”, disse.

O diretor da OIANT, Alejandro Rossi, mencionou a oportunidade de conhecer os instrumentos do Sul do Brasil. “O que estamos encontrando aqui é uma sensibilidade muito particular e isso para nós é fundamental”, observou.

integrante do Pepeu apresenta o sopapoEncerramento da SIIEPE
Os dois grupos se encontram no palco para o espetáculo de encerramento da 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel, na sexta-feira (25), às 19h, no Theatro Guarany.

O Pepeu será o anfitrião da noite e abre o concerto com foco principalmente na música brasileira erudita e popular. Em seguida, a OIANT assume os holofotes para mostrar performances e intervenções com sonoridades ancestrais com o uso de tecnologias eletrônicas atuais, compreendendo as dimensões da música popular da América primitiva até a música eletroacústica contemporânea. Saiba mais sobre o grupo aqui.

moça e bebê observam instrumentoOs ingressos já estão esgotados.

músicos fazem dinâmica de integração