Conhecimento sobre como aliviar a dor em bebês será compartilhado, nesta quinta (26), em Café
Com o objetivo de compartilhar o conhecimento no alívio da dor em crianças de até um ano de idade, durante procedimentos dolorosos, como vacinação e exames de sangue, será realizado nesta quinta-feira, dia 26, às 19h, no Salão Nobre da Biblioteca Pública de Pelotas, o Café Científico.
O evento é promovido pela professora Ana Cláudia Vieira, da Faculdade de Enfermagem da UFPel e que faz parte do projeto internacional de pesquisa Seja Doce com os Bebês.
“Os pais e profissionais podem se beneficiar de estratégias simples, factíveis e quase sem custo para aliviar a dor, que são o aleitamento materno, o contato pele a pele e o uso das soluções adocicadas. Nesse sentido é importante mostrar como eles podem ajudar a prevenir o medo e a recusa de imunizações ou mesmo de outros procedimentos com agulhas e que são dolorosos”, diz a pesquisadora da UFPel.
Serão exibidos vídeos produzidos em Ottawa, pela pesquisadora canadense Denise Harrison, coordenadora internacional do projeto, e com o áudio em português, gravado pelo professora Ana Cláudia.
“O encontro na Biblioteca pode ser visto como uma estratégia de tradução do conhecimento direcionado aos pais, profissionais de saúde e gestores, conhecidos como grupos de interesse. Dessa forma, estamos disseminando o conhecimento de alta qualidade de evidência científica e estreitando as lacunas entre o que se sabe e o que se faz nos contextos de práticas clínicas, tanto na atenção primária como na atenção hospitalar”, frisa a docente.
Serão distribuídos materiais educativos, botons e bodys com o logo do projeto “Seja doce com os bebês”. Haverá bolo, chá, café, suco e água.
Saiba mais sobre o projeto em https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2016/10/04/estudo-busca-reduzir-a-dor-em-recem-nascidos/ .