Início do conteúdo

Estudo busca reduzir a dor em recém-nascidos

14470431_359495254439623_6935276236766676417_nPesquisa internacional, que conta com a participação de cientistas brasileiros, está sugerindo três medidas simples e praticamente sem custo que ajudam a reduzir a dor em recém- nascidos durante situações comuns, como vacinações e coleta de sangue para exames. As ações são o aleitamento materno, o contato pele a pele e o uso de soluções adocicadas. A dor, especialmente em prematuros, pode causar efeitos indesejáveis no futuro.

A professora Ana Claudia Vieira, da Faculdade de Enfermagem da UFPel, está participando do estudo, que busca reduzir a dor em neonatos. Ela participa do trabalho através de um estágio pós-doutoral na Universidade de Ottawa, no Canadá. O  projeto de pesquisa é coordenado pela professora Denise Harrison.

Trata-se de um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2013, com a colaboração do grupo de pesquisa da professora Mariana Bueno, da USP. “É uma abordagem desenvolvida por pesquisadores canadenses que considera a necessidade de levar para a prática clínica, tanto no nível hospitalar como da atenção primária, as melhores condutas. Enfim, fazer com que a sociedade, pesquisadores, clínicos, pacientes, gestores e elaboradores de políticas públicas sejam beneficiados pelos resultados dos estudos, considerados de alta qualidade”, observa a professora da UFPel.

Nesse sentido, as pesquisas foram recentemente reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como alinhadas com as recomendações para se reduzir a dor durante as imunizações de recém-nascidos e em outros procedimentos potencialmente dolorosos, como coleta de sangue para exames.

“Tem-se também a evidência dos efeitos maléficos da dor não tratada sobre o cérebro ainda em crescimento dos bebês, principalmente dos prematuros, a médio e longo prazos, com repercussões negativas sobre o comportamento e cognição dessas crianças”, alerta a pesquisadora.

Veja e participe

A pesquisa usa um questionário postado em página do Facebook chamada de Seja doce com os bebês. Conforme a professora Ana Cláudia, o questionário é um método inovador de coleta de dados que usa uma ferramenta de mídia social como o Facebook.

O questionário, chamado de Seja doce com os bebês durante procedimentos dolorosos, é voltado aos pais e profissionais de saúde em contato com recém-nascidos, a quem os investigadores pedem que respondam às questões, a fim de colaborar com as investigações, suas conclusões e recomendações.

Veja e responda, até o dia 26 de dezembro, em https://www.facebook.com/sejadocecomosbebes/ .

Nesta página, foi colocado também um vídeo, desenvolvido pela professora Harrison e sua equipe de pesquisadores (traduzido em vários idiomas, inclusive o português), onde são mostradas e explicadas as três medidas eficazes e de baixo custo para a redução da dor em neonatos, que são o aleitamento materno, o contato pele a pele e o uso de soluções adocicadas.

 

Publicado em 04/10/2016, nas categorias Destaque, Notícias.