Cine UFPel tem mostras especiais nesta semana
O Cine UFPel promove, nesta semana, atividades especiais. Além da Mostra Regional de Cinema, que marca a inauguração da Rede de Salas do Mercosul – da qual a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) faz parte -, haverá a Mostra Especial Semana Animada, em alusão ao Dia Internacional da Animação, celebrado no dia 28.
Na terça-feira (27), às 19h, haverá a inauguração da Rede de Salas do Mercosul com a Mostra Regional de Cinema “Más Allá de la Guerra: Memória, Refléxion y Cultura de la Paz”. A Rede de Salas Digitais do Mercosul é um dos projetos da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do MERCOSUL (RECAM), que reúne salas dos países do bloco – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela – sendo uma delas o Cine UFPel. O programa proporciona migração de produtos audiovisuais latinos e integração entre as indústrias cinematográficas da região. A Mostra Regional de Cinema é uma proposta de realização de um programa de comemoração pelos 150 anos da Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança. Dois filmes da região serão exibidos, um longa e um curta, com a finalidade de aproximar o público destas diferentes realidades que marcaram a região.
A Mostra Especial Semana Animada será realizada na quarta-feira (28) e na quinta (29), em comemoração ao Dia Internacional da Animação, celebrado no dia 28. A Semana Animada traz, no primeiro dia, quatro mostras com a curadoria da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Às 14h30min, será o momento da “Mostra Olhar Brasil de Animação”. Às 16h, começa a “Mostra Infantil”. E, às 19h30min, inicia a “Mostra Internacional e Nacional”. Na quinta-feira, será a vez da exibição dos filmes “Sinfonia Amazônica” e “Até que a Sbornia nos Separe”, além de curtas produzidos pelo curso de Cinema de Animação da UFPel. Devido ao Dia dos Servidores Públicos, não haverá estreia no Cine UFPel nesta sexta-feira (30). A Sala de Cinema Digital da UFPel fica na Agência da Lagoa Mirim (Rua Lobo da Costa, 447).
Serviço:
Mostra Regional de Cinema “Más Allá de la Guerra: Memória, Refléxion y Cultura de la Paz”
Exibição:
Latas Vacías / Hérib Godoy / Paraguai / 2014 / 70´
Alfonso, um buscador de “plata yvyguy” (tesouros enterrados da Guerra da Tríplice Aliança), é pego por uma tragédia. Foge do campo e de seu doloroso passado, refugiando-se na cidade de Coronel Oviedo, onde sobrevive catando latas e reciclando lixo. Entretanto, uma vez mais, a fortuna e a maldição voltam a cruzar o seu caminho, junto com o amor e a revanche da vida.
Desde El Fondo / Adriana Montenegro / Bolívia / 2008 / 19’
Diante da repentina doença de seu avô, Alicia, uma mulher de 25 anos, volta à Bolívia, para se despedir dele. Ao não chegar a tempo para vê-lo pela última vez, empreende uma viagem fantástica através do tempo para a Guerra do Chaco, em 1933. Lá ela se encontra com o avô, um jovem soldado, que tinha sido abandonado em um poço seco durante a guerra. A missão de Alicia é salvá-lo e assim despedir-se. “Desde el Fondo” é uma história fantástica e nostálgica que nos leva à reflexão sobre a esperança de encontrar vida na morte.
Mostra Especial Semana Animada
Dia Internacional da Animação
Quarta-feira (28.10)
14h30min – Mostra Olhar Brasil de Animação
Classificação: 16 anos
16h – Mostra Infantil
Classificação: Livre
19h30min – Mostra Internacional e Nacional
Classificação: 10 anos
Quinta-feira (29.10)
19h – Sinfonia Amazônica
Sete lendas amazônicas (lenda da noite, lenda da formação do Rio Amazonas, lenda do fogo, lenda da Caapora, lenda do Jabuti, lenda da Iara e lenda do Arco-Íris) são interligadas pelo indiozinho Curumi, que tem um boto como companheiro de aventura.
É o primeiro longa metragem animado da história do Brasil. Foi produzido inteiramente por Anéio Latini Filho, que dedicou cerca de cinco anos de trabalhado para transformar em desenho animado um pout-pourri de relatos folclóricos da região Norte.
(Animação, Longa-metragem, 1h15, preto e branco, 1951)
Direção: Anéio Latini Filho
Produção: Latini Studio Ltda
Distribuição: Unida Filmes; Cinedistri
RIO DE JANEIRO/RJ
Curta: Armário das Cavernas (Produção UFPel)
(Animação, Curta-metragem, 5min, cor, 2014)
Direção: Rodrigo Costa
Pelotas/RS
Uma produção do Curso de Cinema de Animação da UFPel
20h20min – Até que a Sbornia nos Separe
Classificação Indicativa: 10 anos
O que acontece a um pequeno país quando o muro que o separa do resto do mundo cai?
Os eventos que se sucedem à queda acidental do muro que isolava a Sbórnia do Continente faz com que o povo daquelas terras pacíficas e paradas no tempo seja atingido pelos ventos da modernidade vindos da cidade grande. Os conflitos causados pelo violento choque cultural bagunçam a vida dos protagonistas Kraunus e Plestskaya – dois conhecidos músicos sbornianos. Como consequência da interferência continental nos arraigados hábitos da ilha, alguns nativos fazem acordar velhas crenças adormecidas e resolvem resgatar a identidade do país.
(Animação, Longa-metragem, 1h23, cor, 2014)
Direção: Otto Guerra, Ennio Torresan Jr.
Produção: Otto Desenhos Animados
Distribuição: Unida Filmes; Cinedistri
RIO DE JANEIRO/RJ
Curta: Quim:era (Produção UFPel)
(Animação, Curta-metragem, 3min, cor, 2015)
Direção: Taíla Soliman
Dona Conceição e seu bonsai entram em uma viagem quimérica para compreender a existência do tempo.
Pelotas/RS
Uma produção do Curso de Cinema de Animação da UFPel
Veja, abaixo, detalhes sobre a programação da Semana Animada: