A Sala realiza exposição Trajetórias Divergentes

convite_digital_PODE_DIVULGAR!!! A SALA-Galeria do Centro de Artes da UFPel realizará a abertura da exposição coletiva “Trajetórias Divergentes” nesta sexta-feira, dia 16 de maio, às 18h30min. Os nove artistas são alunos recém-formados do Curso de Bacharelado em Artes Visuais em 2013-2014: Alexandra Assumpção, Camila Lima, Erika Romaniuk, Geovani Corrêa, Giani Sacco Silva, Jéssica Batista, Luciéty Silveira, Neco Tavares e Rejane Brayer. A mostra apresentará obras de sua produção artística desenvolvidas durante o Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Artes Visuais do Centro de Artes da UFPel.

Antes da abertura, no mesmo local, acontecerá uma “Conversa com os artistas” no Auditório do Centro de Artes e o lançamento do livro “MEIO” apresentado pelos professores do Centro de Artes, Ricardo Mello e Helene Sacco.

O título da mostra, “Trajetórias Divergentes” revela a diversidade dos processos de criação e das obras sendo desenvolvidas pelos artistas que trabalham com linguagens variadas da arte contemporânea, tais como: vídeo, audiovisual, objeto, fotomontagem, formas alternativas de gravura, crochê, fotografia, bem como propostas que despertam a interação entre o público e a obra.

Uma das duas propostas que pedem a interação do público visitante é o trabalho “Arquétipo XI – Família” de Erika Romaniuk que, segundo a artista: “É um trabalho que parte da reflexão sobre a família na contemporaneidade. Essa instituição atualmente já não segue o modelo antigo de formação patriarcal”. A segunda proposta “interativa” é de Rejane Brayer que descreve sua obra como: “objeto de interação, espécie de máscara onde os participadores são colocados diante do outro, instigando o sentido do olhar, experimentando sensações e experiências.”

Nas poéticas que pensam através da imagem em movimento, notamos o vídeo de Camila Lima que versa sobre a imagem que temos do próprio corpo e sua relação com a identidade pessoal. Geovani Corrêa, artista que trabalha com imagem e som, apresenta o audiovisual “Repositório dos Sentidos” que, segundo o artista, “é um dispositivo de provocação perceptiva, que propõe uma imersão através das relações tecidas entre som e imagem”.

Alguns destes artistas já participaram em exposições coletivas e salões nacionais onde foram premiados. A fotografia de Neco Tavares, conhecido por suas fotografias do patrimônio cultural de Pelotas, está recebendo esta semana no Rio de Janeiro, o Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio 2013, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2013, Alexandra Assumpção recebeu o segundo prêmio no Salão Nacional Arte Londrina 2 – Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL para seus trabalhos que mesclam fotos de crianças e animais a partir de uma técnica singular de fotomontagem desenvolvida durante o Curso de Bacharelado em Artes Visuais na UFPel. Nesta mostra, a artista vai expor um trabalho chamado “TRANS”.

Artista Luciéty Silveira inventou uma técnica poética de impressão inovadora que é extremamente delicada utilizando cola branca comum e folhas de árvores e plantas que encontra caídas no chão.

Duas artistas repensam o objeto na arte contemporânea. Em seu trabalho, Giani Sacco Silva incorpora o fazer manual do crochê; enquanto o objeto em Jéssica Batista é costurado a mão com tecido macio e pendurado, sugerindo um imaginário doméstico e relações de afeto.

Depois da abertura, a visitação da exposição segue até dia 6 de junho, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h30min às 12h e das 14h às 18h. A SALA – Galeria do Centro de Artes da UFPel é localizada na Rua Cel. Aberto Rosa, 62, na zona do Porto do Centro de Pelotas. A galeria oferece, para grupos, visitas mediadas com apoio do Projeto de Extensão Ações Educativas da galeria A SALA do Centro de Artes da UFPel(ProEXT) realizados pelo grupo de mediadores do Grupo Patafísica. Informações sobre visitas mediadas na galeria e as Ações Educativas da Patafísica podem ser obtidas pelo e-mail patafisica@live.com. Esta exposição é realizada com apoio do ProEXT /Programa de Extensão Universitário MEC/SESu.

Mais informações em  press_release_Abertura 16 maio Exposicao Galeria A SALA Centro de Artes PROEXT2014   .

Publicado em 15/05/2014, na categoria Notícias.