PRAE participa de encontro nacional do Fonaprace em Brasília

fonaA Universidade Federal de Pelotas (UFPel) esteve representada no Encontro Nacional do  Fonaprace – Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis da Andifes, realizado na segunda-feira(14), em Brasília. Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, que representou a UFPel, o evento teve por objetivo discutir alternativas para o financiamento das políticas de assistência estudantil. O principal problema encontrado pelas universidades é a insuficiência de recursos do PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil) para manutenção de todos os programas de assistência demandados pelos estudantes.

As intervenções tiveram como ponto comum a mudança no perfil dos estudantes nos últimos anos, em função de políticas como Reuni, Sisu e Cotas, que incluíram uma parcela da sociedade que sempre esteve fora da  universidade. Apesar de reconhecerem o mérito de tais políticas no aspecto de ampliação do acesso, a preocupação principal é a falta de subsídios para as políticas de permanência.

“Atualmente o estudante chega na porta da universidade, mas tem de voltar pra casa, pois não temos como oferecer moradia, alimentação e transporte para todos que demandam esses auxílios. Apesar da faixa de renda para assistência ficar em 1,5 salário mínimo per capita, a PRAE/UFPel atende a faixa de renda em torno de até 200 reais. Isso deixa muita gente fora dos programas, mas não temos como ampliar por insuficiência de recurso do PNAES”, observa Ediane.

No turno da tarde participaram da discussão um técnico da SESU/MEC e o representante da Andifes, professor Sueo Numazawa, reitor da UFRA. O fórum encaminhou pela intervenção junto à Andifes, para tentar sensibilizar o MEC no sentido de destinar mais recursos para o Plano. O pleno da Andifes se reunirá nesta quarta-feira(16).

Publicado em 16/04/2014, na categoria Notícias.