PPGQ promove palestra nesta quarta-feira(16)

Ocorrerá nesta quarta-feira(16), às 8h30min, no Mini Auditório do CCQFA, o seminário “Efeito Farmacológico de Nanocápsulas Contendo Diferentes Fármacos em Modelos Animais ”, ministrado pela professora Cristiane Luchese, do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da UFPel.

Resumo do Seminário:
Hoje em dia a nanotecnologia está progredindo rapidamente e esta área tornou-se um dos principais campos de pesquisa neste século. Durante a última década, a nanotecnologia tem demonstrado vantagens inestimáveis em diferentes áreas. A utilização de nanocarreadores permite direcionar o ativo para uma célula-alvo, aumentando os efeitos farmacológicos e reduzindo os efeitos colaterais. Tendo em vista o crescente interesse na busca e no desenvolvimento de novas formulações contendo sistemas nanoestruturados de fármacos, que possam ser usados para fins terapêuticos, e a ambiguidade de efeitos destes nos sistemas biológicos, faz-se importante a realização de trabalhos que analisem as suas ações farmacológicas.  Por isso, o estudo das nanocápsulas contendo diferentes ativos pode ser uma alternativa na busca de novos tratamentos de doenças.

Sobre a palestrante:
Cristiane Luchese: Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário Franciscano (2005), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2007, 2009). Atualmente desenvolve atividades de Docente na Universidade Federal de Pelotas – UFPel atuando no Curso de Graduação em Farmácia. Atua no Programa de Pós Graduação em Nanociências da UNIFRA. Tem experiência na área de Bioquímica, Toxicologia e Farmacologia, atuando no estudo toxicológico e/ou farmacológico de moléculas bioativas.

Publicado em 14/10/2013, na categoria Notícias.