UFPel recebe investimento de cerca de R$ 10 milhões para projetos de pesquisa em nanotecnologia e sistemas agroalimentares

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) conquistou uma importante vitória no campo da pesquisa e inovação com a aprovação de dois projetos no edital MCTI/FINEP/FNDCT – INFRAESTRUTURA DE PESQUISA PROINFRA 2023 EXPANSÃO. Com um aporte total de cerca de R$ 10 milhões, esses projetos visam consolidar a infraestrutura de pesquisa no Campus Capão do Leão, fortalecendo o desenvolvimento científico e tecnológico na área de sistemas agroalimentares sustentáveis e nanotecnologia.

Os projetos são coordenados pelos pesquisadores Elessandra Zavareze, Ethel Wilhelm, Márcia Mesko e Roselia Spanevello (BIONANO – R$ 4.990.938,13) e Luciano da Silva Pinto (TECNOAGRO – R$ 4.991.320,20), ambos estruturados com o esforço conjunto de vários Programas de Pós-Graduação da UFPel. O objetivo principal é alocar os equipamentos adquiridos no Centro de Inovação em Sistemas Agroalimentares Sustentáveis (CISAS), onde serão utilizados por toda a comunidade acadêmica e empresas da região.

O professor Luciano Pinto, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, ressaltou a importância dessa conquista para a continuidade e ampliação das pesquisas desenvolvidas na UFPel. Segundo ele, “a aprovação só foi possível graças à união de diversos pesquisadores que abraçaram as propostas”. O projeto TECNOAGRO busca avançar na pesquisa aplicada ao setor agroalimentar, promovendo inovações que impactam diretamente a economia local e nacional.

Além desse marco, o projeto “Nanotecnologia como estratégia para a produção de alimentos saudáveis e seguros” (BIONANO), coordenado pelas professoras Elessandra Zavareze, Ethel Wilhelm, Márcia Mesko e Roselia Spanevello, se destaca pelo desenvolvimento de soluções inovadoras na produção de alimentos com mais qualidade e segurança. A proposta conta com o apoio de 16 Programas de Pós-Graduação da UFPel e tem como objetivo utilizar a nanotecnologia para aprimorar a entrega de nutrientes, melhorar a detecção de contaminantes e criar embalagens ativas que prolongam a vida útil dos produtos agroalimentares.

Para viabilizar esses avanços, os recursos da FINEP serão usados na aquisição de equipamentos de alta tecnologia, como um Nano Spray Dryer, um Sistema de Microscopia de Alta Resolução com Scanning Electron Microscope – Field Emission Gun (SEM-FEG) e um Espectrômetro de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado e Sistema de Ablação com Laser (LA-ICP-MS). Esses instrumentos permitirão a caracterização de nanoestruturas e estudos de rastreabilidade de nanopartículas em alimentos e amostras biológicas, contribuindo diretamente para o avanço das pesquisas.

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávio DeMarco, a aprovação desses projetos é um marco na história da UFPel: “Essa conquista representa uma mudança de paradigma para a instituição. Demonstra a qualidade dos nossos pesquisadores e da pesquisa desenvolvida aqui, além de permitir a criação de Laboratórios Multiusuários que otimizam os recursos e elevam a qualidade das pesquisas em todas as áreas”, afirmou DeMarco.

A nova infraestrutura proporcionará um impacto positivo não apenas na pesquisa acadêmica, mas também no desenvolvimento econômico e sustentável da região, com a expectativa de atrair novos projetos e investimentos futuros, consolidando a UFPel como um polo de inovação e referência em nanotecnologia aplicada ao setor agroalimentar.

Publicado em 17/09/2024, nas categorias Destaque, Notícias.